A Responsabilidade de cada Pessoa da Trindade Divina.

Hoje pela manhã, na Escola Dominical, teve um fervente debate acerca deste assunto. É incrível como muitos crentes assembleianos não admitem estarem equivocados nos seus conceitos bíblicos. Não admitem que a débil instrução recebida nos tempos antigos possa estar incompleta ou, até mesmo, errada. Tudo começou quando eu disse que cada pessoa da Trindade Divina tem uma função específica e, na grande maioria das vezes, estamos orando errado por que estamos dirigindo pedidos à Pessoa errada.

Espere! Calma! Não precisa fechar a página! Leia tudo até o fim, então, e somente então, julga-me.
Eu não estou dizendo que ao orarmos devamos ficar apontando a quem estamos nos dirigindo: se ao Pai, se ao Filho ou se ao Espírito Santo. Não é isso! Estou falando do que comumente escutamos nas igrejas. Muitos irmãos, dirigem suas orações as Pessoas erradas da Trindade. Já ouvi irmãos orando pelo poder do sangue de Deus, já ouvi irmãos orando para Jesus consolar e confortar os crentes, já ouvi crentes orando para o Espírito Santo salvar e, não foi pouca as vezes que, já ouvi irmãos finalizar sua oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Entendam que NÃO ESTOU DIZENDO que Deus NÃO VAI OUVIR nossas orações se estamos procedendo desta forma. Estou dizendo que precisamos aprender o que é correto. Chega de nos acusarem de insensatos no que se refere ao conhecimento da Palavra de Deus. Quando formos conversar com Deus devemos ter noção do que vamos falar e a quem vamos falar. Para uma compreensão da oração, precisamos da Trindade. A quem oramos? A oração é a mais importante corporificação da ideia da Trindade, uma vez que oramos ao Pai, em nome do Filho, contando com a ajuda e interpretação do Espírito Santo.

A Trindade Divina é formada por três pessoas, que desfrutam da mesma eternidade, da mesma natureza e da mesma substância. Quando entra em ação na história, cada pessoa da Trindade continua plenamente divina. Assim, por exemplo, o Espirito Santo, não é um gás divino que enche o crente, mas o próprio Deus habitando conosco. A Trindade mantém a unidade de Deus, em que cada pessoa é completamente Deus. Mesmo que num determinado período da história, uma das pessoas tome a proeminência, cada um conserva a plenitude de sua divindade, sem qualquer mudança de sua essência.

Cada Pessoa da Trindade tem funções específicas. A do Pai é coordenar, a do Filho é salvar e a do Espírito Santo é defender poderosamente e ensinar convincentemente. As três pessoas conjugam esforços para a realização do propósito divino, que é a salvação do homem. Entendendo melhor, podemos colocar da seguinte maneira: Do Pai origina a salvação, o Filho é o meio de se obter salvação e o Espírito Santo é o que nos convence da necessidade da salvação.

Assim, a Trindade Divina pode agir mutuamente no consentimento, autônomos na autoridade, distintos na individualidade e interligados na essência.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

9 thoughts on “A Responsabilidade de cada Pessoa da Trindade Divina.

  • 16 de junho de 2020 em 19:04
    Permalink

    Amei! A explicação bastante didática, da Santíssima Trindade! Obrigada! Deus lhe abençoe hoje e sempre!🙌🙏😍

    Resposta
    • 10 de maio de 2021 em 09:00
      Permalink

      Nossa eu fui falar com um amigo arrespeito da trindade e suas funções , quase fui apedrejado, eu disso que algumas pessoas tem o conceito errado de pegar o pai o filho e o espírito joga um liquidificador como uma vitamina como se cada um não tivesse a sua essência e especialidade.

      Resposta
      • 10 de maio de 2021 em 09:16
        Permalink

        Graça e Paz
        Como está escrito: “o povo foi (e continua sendo) destruído por falta de conhecimento”.

        Resposta
  • 23 de junho de 2020 em 03:02
    Permalink

    Muito bom! Comecei a pensar que o amor na trindade é revelado de formas diferentes:
    Deus, representa o amor de um Pai;
    Jesus, o amor de um noivo e o
    Espírito Santo, caberíamos dizer que representa o amor de um amigo ??

    Resposta
    • 23 de junho de 2020 em 06:52
      Permalink

      Graça e Paz.
      Sim! Pode ser visto desta forma, contudo, sempre lembrando que o amor manifestado pelas três pessoas de Deus é o “ágape”.
      Deus te abençoe.

      Resposta
  • 5 de julho de 2020 em 23:46
    Permalink

    Gostei muito da sua colocação quanto as funções de cada Pessoa da Trindade, estou fazendo um trabalho e coloquei as suas palavras nele, claro respeitando seu direito autoral. obrigada! Que a Paz seja contigo!

    Resposta
  • 5 de fevereiro de 2021 em 00:35
    Permalink

    Foi apresentado ao meu padrasto à igreja Tabernáculo da fé e o que vi eles não acreditam na trindade, disseram que fomos batizados erroneamente em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Falaram que aprendemos errado e que dessa forma estamos acreditando em três deuses. Debati e mostrei a Trindade de Gêneses a apocalipse. Mas não aceitaram, falei eu acredito em um só Deus, mas com três pessoas distintas. Fico temeroso de terem o mesmo princípio dos maçons que acreditam em um só Deus sem a formação da Trindade. Como podem me ajudar? Agradeço.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.