"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Estudos Bíblicos

Devocional lição 02 / 4º Trim 2017, Quarta-feira – A celebração da Páscoa no local escolhido por Deus.

Imagem relacionadaDeuteronômio 16: 5-6
Não poderás sacrificar a Páscoa em nenhuma das tuas portas que te dá o SENHOR, teu Deus; senão no lugar que escolher o SENHOR, teu Deus, para fazer habitar o seu nome, ali sacrificarás a Páscoa à tarde, ao pôr-do-sol, ao tempo determinado da tua saída do Egito

Depois de amargarem mais de 400 anos de escravidão no Egito, independentemente se eram tempos bons durante o governo de José, ou tempos ruins após a morte de José, a condição de Israel no Egito era uma só: ESCRAVO!
Deus, ouvindo e atendendo o clamor do povo, põe em execução Seu projeto para libertação do povo. Levanta e designa Moisés como líder do povo. Vale ressaltar que nesse tempo, Israel já era visto como uma nação. O seu contingente intimidava os governantes do Egito. 

Atendendo ao clamor do povo, o Senhor emitiu uma ordem específica, a obediência a essa ordem resultaria em proteção divina a cada hebreu, individualmente. Cada família deveria tomar um cordeiro macho de um ano de idade, sem mácula ou defeito e imola-lo ao entardecer do dia catorze de Abibe. Parte do sangue do cordeiro deveria ser passado nos umbrais e vergas das portas da casa, assim, quando o destruidor passasse pelas terras do Egito, vendo o sangue nas portas, pouparia todos que estivessem dentro de casa.

Naquela noite, especificamente naquela noite, todos os hebreus deveriam estar vestidos e cingidos para viajar a qualquer instante. O cordeiro deveria ser assado e comido apressadamente, se alguém descumpriu essa ordem ficou para trás, pois cozinhar o cordeiro tomaria tempo demasiado. Os pães não poderiam conter fermentos, a situação era de uma saída iminente, ao sinal, todos deveriam partir, e deveriam estar preparados para partir, pois a jornada demandava esforço físico, e aqueles que, talvez, quisessem saborear melhor seu cordeiro ou fermentar seus pães para ficar melhor, provavelmente partiram, se é que partiram, sem comer o suficiente para a árdua jornada.

Ao entardecer daquele dia, de uma maneira única e que jamais se repetirá, os hebreus estavam prontos para uma refeição ordenada e para partirem apressadamente, pois a qualquer instante os egípcios iriam rogar para que deixassem seu país, isso era o sinal da sua fé em YHWH. A ordem do Senhor era: Comei tudo e apressadamente!
Toda orientação de Deus ao seu povo, tanto Israel físico quanto a sua Igreja, tem como objetivo fazer distinção dos outros povos da terra. O que Deus sempre exigiu do seu povo é a obediência à Sua Palavra. Não são os rituais cerimoniais que identificam o que serve a Deus, mas a obediência.

A pascoa tornou-se uma recordação anual de como o Senhor os libertou do Egito, sendo assim, eles fariam uma pausa para recordar o dia em que suas casas foram poupadas da morte em obediência a orientação do Senhor, e, agradeceriam a YHWH por salva-los da morte e libertá-los da escravidão.
No nosso tempo, a Ceia do Senhor é a continuação da mensagem profética da pascoa dos hebreus. Todo crente que participa regularmente da Ceia do Senhor, está relembrando do que o Senhor Deus fez a seu favor: o Cordeiro imolado na Cruz e a libertação do jugo do pecado.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

2 thoughts on “Devocional lição 02 / 4º Trim 2017, Quarta-feira – A celebração da Páscoa no local escolhido por Deus.

  • Josenias Lima

    Haverá atualização das lições diárias dos dias 05 e 06- Lição 2 / 4˚ Trim. 2017
    Obrigado… Coop. Josenias Lima.

    Resposta
    • Obrigado pela cobrança, meu irmão. Haverá sim. Tive problemas com o site provedor, mas já está tudo solucionado. Fique na Paz.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.