"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A fé no Senhor e o amor ao próximo.

Efésios 1: 15
 “Pelo que, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus e o vosso amor para com todos os santos”.

O fato de todas as pessoas, sem exceção, cometerem pecados prova que sem Cristo temos uma natureza má. Estamos perdidos no mal e não podemos nos salvar. Será que isso significa que apenas os cristãos são bons? É claro que não, muitas pessoas fazem o bem ao próximo. Em uma escala relativa, muitas são integras, boas e respeitadoras da lei. Comparando essas pessoas a criminosos, poderíamos dizer que são realmente boas. Porém, segundo a escala absoluta de Deus, nenhuma está pronta para alcançar a salvação “… estando vós mortos em ofensas e pecados“.  Somente unidos a uma perfeita vida em Cristo poderemos nos tornar agradáveis aos olhos de Deus. E a igreja é imprescindível para que a nossa vida com Cristo seja agradável aos olhos de Deus, e ainda que você não admita ou aceite isso, essa é uma verdade inquestionável.

Gosto sempre de reafirmar que quando nos referimos a “igreja” não estamos nos referindo a um templo com uma placa, mas um “corpo” bem ajustado cuja cabeça é Cristo. E um “corpo” não é um grupo de pessoas que não possui uma liderança. Os membros do “corpo” não são autônomos em si, isto é, na analogia com o corpo humano, os membros do nosso corpo não fazem aquilo que bem entende, mas estão sob um governo, obedecem às ordens que emanam do cérebro. Assim é com a igreja. Como o corpo místico de Jesus ela é o corpo e o Senhor Jesus a cabeça e como igreja (corpo físico) os membros compõe o corpo e o pastor é visto como o cabeça da igreja. Entendendo melhor, Jesus é a cabeça do corpo místico e o pastor o cabeça da igreja (templo).

Parece que estamos sempre falando da mesma coisa, repetindo sempre o mesmo assunto, todavia isso se faz necessário para que alguns crentes assimilem de uma vez por todas essa questão. Igreja não é uma invenção do homem para extorquir dinheiro das pessoas (embora esteja acontecendo isso), ela é necessária para evidenciar que estamos “enxertados” em Cristo. Infelizmente Satanás tem disseminado uma mentira nestes últimos tempos e, com ela, tem feito muitos cristãos prisioneiros deste embuste. Muitas pessoas abandonaram as igrejas porque Satanás tem dito que ninguém precisa ser membro de igreja para servir a Deus – a igreja é você.

A Bíblia não diz que somos a igreja de Cristo, ela diz que somos o templo do Espírito Santo. A principal analogia que a Bíblia faz da igreja é como sendo o “corpo” de Cristo, sendo assim, um membro isolado não pode receber designação de corpo. A igreja o corpo e nós, os crentes, seus membros. Quando dizemos que “igreja é cada um de nós”, não falamos isso com a intenção de individualizar o que representamos, mas para enfatizar o sentimento que nos une.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.