"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Estudos Bíblicos

A Igreja selada com o Espírito Santo

I Coríntios 12: 13
 “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

Quando nos referimos à igreja de Cristo, não estamos falando de uma denominação local, mas nos referimos aos crentes que foram ‘chamados para fora’ (ekklesia) e, neste sentido, ser ‘chamado para fora’ tem uma ampla significação. Significa sair ‘para fora’ do sistema mundano, bem como, sair ’para fora’ de um sistema religioso. Ou seja, é reunir em um mesmo corpo (ekklesia) todos os que após ‘conhecerem a verdade’ buscam, agora, a libertação. Libertação das filosofias e conceitos do mundo e libertação do tradicionalismo religioso. Ambos são extremamente perniciosos para os que buscam salvação.

A igreja de Cristo veio a existir, como igreja, no dia de Pentecoste, quando foi consagrada pela unção do Espírito. Assim como o Tabernáculo foi construído e depois consagrado pela descida da glória divina – “Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo”, assim os primeiros membros da igreja foram congregados no cenáculo e consagrados como igreja pela descida do Espírito Santo.

É muito provável que os cristãos primitivos vissem nesse evento o retorno da “Shekinah” (a glória manifesta no Tabernáculo e no templo) que, havia muito, partira do templo, e cuja ausência era lamentada por alguns dos rabinos. Assim como Davi juntou os materiais para a construção do templo, mas a construção foi feita por Salomão. Da mesma maneira, Jesus, durante seu ministério terreno, havia juntado os materiais da sua igreja, por assim dizer, mas o edifício foi erigido por seu sucessor, o Espírito Santo. Realmente, essa obra foi feita pelo Espírito, operando mediante os apóstolos que lançaram os fundamentos e edificaram a igreja por sua pregação, ensino e organização.

A verdadeira Igreja mantém uma íntima relação com o Pai sob o mesmo nível e intensidade que a relação que tem com o Filho. A Bíblia nos ensina sobre a relação de Jesus com sua igreja usando sete figuras: o Pastor e as ovelhas, a Videira e os ramos, a Pedra angular e as pedras da construção, o Sumo Sacerdote e o reino de sacerdotes, o Ultimo Adão e a nova criação, o Cabeça e o Corpo, o Noivo e a Noiva. Com o Espírito Santo, essa relação e apresentada sob quatro aspectos: nascidos do Espírito, habitados pelo Espírito, batizados pelo Espírito e selados pelo Espírito.

No Antigo Testamento, somente em casos excepcionais, e para um serviço incomum, o Espírito Santo manifestava-se sobre um israelita, e retirava-se tão livremente como veio, quando o propósito era cumprido. Já no Novo Testamento, há um forte contraste, o crente é habitado pelo Espírito; na verdade, ele não é salvo à parte dessa relação com o Espírito Santo.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Myer Pearlman
– Teologia Sistemática, L. S. Chafer

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.