"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Na nova vida com Cristo temos o Filho conosco.

I Coríntios 15: 57
 “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.

O novo nascimento é o único meio pelo qual podemos nos tornar súditos no Reino de Deus. O reino de Deus não está acessível através de visto em passaporte ou através da concessão de título de cidadania. O que vemos na Palavra de Deus é a necessidade mais profunda e universal de todos os homens – uma mudança radical e total da natureza decaída do homem. Antes que o homem possa ter uma vida que agrade a Deus, seja no presente ou na eternidade, sua natureza precisa passar por uma transformação tão radical – Novo Nascimento. O homem não pode transformar-se a si mesmo; Essa transformação terá que vir de cima.

O versículo base para o nosso comentário (I Co 15:57) está inserido num contexto onde Paulo declara que os seres humanos, independente de quem quer que seja, enfrentam algum tipo de limitação (I Co 15:50-58). Embora Paulo tenha falado de problemas reais que algumas pessoas enfrentam, todavia, podemos usá-los metaforicamente para apontar as necessidades pessoais e espirituais da humanidade. Assim, alguns podem ter deficiências físicas, mentais ou emocionais.

Aqueles que por enquanto são cegos podem, através da fé em Jesus Cristo, ver um novo modo de viver. Os que estão surdos podem, pelo novo nascimento, ouvir as Boas Novas de Deus. Os que estão paralíticos, assim que são regenerados passam a andar no amor de Deus. e, além disso, há o consolo de que tais deficiências são apenas temporárias. Paulo disse que todos nós receberemos novo corpo quando Cristo voltar e que este corpo não terá deficiências (Glórias a Deus!), nunca morrerá nem ficará doente. Isso pode dar-nos esperança em nosso sofrimento (ALELUIA!).

Os crentes, às vezes, querem explicação detalhada de como se dão as obras de Deus como, por exemplo, o novo nascimento, mas a questão, em si mesmo, não é aprender minuciosamente como se dá o novo nascimento, mas em assimilar a necessidade dele. Jesus deixou isso bem explicito no diálogo que teve com Nicodemos – “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” Ou seja, enquanto Nicodemos queria entender como se dá o novo nascimento, Jesus explicou a necessidade dele, pois, a natureza humana gera a natureza humana, mas somente o Espírito Santo pode gerar a natureza espiritual. A natureza humana somente pode produzir a natureza humana; e nenhuma criatura pode elevar-se acima de sua própria natureza. A vida espiritual não passa do pai ao filho pela geração natural; ela procede de Deus para o homem por meio da geração espiritual (ALELUIA!).

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA- CPAD

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

One thought on “Na nova vida com Cristo temos o Filho conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.