"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A murmuração nos dias de Jesus e dos apóstolos.

Lucas 15: 2; Atos dos Apóstolos 6: 1
 “E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles.
 “Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.

Um dos grandes riscos em ser um murmurador é o de se tornar, consequentemente, um blasfemo. Dentro dos princípios bíblicos a murmuração não é vista apenas como uma forma de simples reclamação. Biblicamente a murmuração significa queixar-se em voz baixa, lastimar-se, resmungar; censurar ou repreender disfarçadamente e em voz baixa; dizer mal, maldizer ou conceber mau juízo. A murmuração é uma ofensa a Deus. É demonstrar insatisfação com a forma com que Ele cuida de nós. Quando murmuramos estamos declarando abertamente que não estamos sendo tratados como merecemos.

Na Bíblia nós encontramos vários episódios em que o povo de Deus murmurava contra Ele e, isso deveria ser para nós exemplo suficiente de que não devemos murmurar. Murmuração é sinônimo de insatisfação. No Antigo Testamento vemos em várias ocasiões o povo de Israel murmurando contra Deus. Esse tipo de comportamento dos israelitas evidenciava o quanto eles estavam insatisfeitos com a provisão de Deus e até refletia uma falta de confiança nas promessas e no cuidado do Senhor. Isso fica muito claro nos textos que registram o tempo de peregrinação de Israel pelo deserto.

A murmuração, no que tange a vida espiritual, é sempre direcionada a Deus. Quando murmuramos contra a liderança da igreja, na realidade estamos murmurando contra o próprio Deus – “… porquanto o SENHOR ouviu as vossas murmurações, com que murmurais contra ele (porque quem somos nós?). As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o SENHOR.” Evidentemente que estamos falando das murmurações que não possuem nenhum fundamento e, muito menos, estamos instigando as pessoas a murmurarem, mesmo tendo razões para isso. A insatisfação (seja ela em qualquer nível) deve ser resolvida com diálogo. Além do que, muitas das vezes, o que nos leva a murmurar é o fato de não entendermos a forma de administrar dos líderes.

No Novo Testamento também encontramos casos de murmuração, como por exemplo, quando os escribas e fariseus constantemente murmuravam contra Jesus numa atitude de rejeição ao Evangelho. Também, no início da história da igreja houve uma murmuração significativa que ameaçava a unidade da igreja. Para resolver aquela perigosa murmuração, a liderança apostólica da Igreja designou os diáconos para servir à comunidade cristã.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– O Que é a Murmuração na Bíblia? (estiloadoracao.com)

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

2 comentários sobre “A murmuração nos dias de Jesus e dos apóstolos.

  • Deus abençoe grandemente, maravilhoso e edificante esse estudo. Como mãe, esposa e dona de casa , passamos diariamente por situações que nos leva a murmurar em relação a organização e zelo da casa , , por isso tenho orado ao Senhor para que eu escute a voz do Espírito Santo, para eu dar um bom testemunho dentro da minha casa , pois a filha ainda não é convertida e o esposo é fraco na fé. ⁰

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.