"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Israel atraído à idolatria dos cananeus.

Juízes 2: 7-13; 3: 5-7
 “E serviu o povo ao SENHOR todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos… foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o SENHOR, nem tampouco a obra que fizera a Israel. Então, fizeram os filhos de Israel o que parecia mal aos olhos do SENHOR… Porquanto deixaram ao SENHOR e serviram a Baal e a Astarote”; “Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, e heteus, e amorreus, e ferezeus, e heveus, e jebuseus, tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram aos filhos deles as suas filhas; e serviram a seus deuses…e serviram aos baalins e a Astarote.

Esta porção do texto do livro dos Juízes (2:10-3:7) é uma breve antecipação do ciclo de pecado, juízo e arrependimento que Israel experimentou repetidamente – paz; esquecimento; sofrimento; clamor; e, livramento. Embora os líderes (sacerdotes e anciãos) conhecessem o ponto central da lei de Deus – “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te”, cada geração fracassou quanto a tarefa de ensinar a próxima geração a amar e seguir a Deus.

É tentador deixar a tarefa de ensinar a fé cristã apenas sob a responsabilidade da igreja ou de uma escola cristã. Todavia, Deus declara que esta responsabilidade pertence primeiramente a cada família, pelo fato de os filhos aprenderem muito através do exemplo de seus pais ou responsáveis, sendo assim a fé é uma questão familiar.

Israel, como nação, fora desafiado a viver, testemunhar e anunciar que só havia um Deus. Deus não era somente um deus a mais nos panteões dos povos dos tempos bíblicos, Ele era, é e sempre o único Deus. Ele é o Deus que criou todas as coisas e que mantém um relacionamento de imanência com tudo o que criou. Tudo o que existe obedece criteriosamente um cronograma pré-estabelecido com fim de cumprir os propósitos dEle.

Quando a Bíblia diz que não podemos nos conformar com o sistema do mundo (no aspecto cultural, filosófico e religioso), isso significa que a instrução cultural, filosófica e religiosa dos nossos filhos deve, primeiramente, começar dentro de casa. O objetivo é conscientizar os filhos que a nossa posição é a de não sermos coniventes diante daquilo que o mundo ensina e pratica. Aliás, a Bíblia nos diz que devemos ir além do simples ‘não conformar’, devemos, também, não dar ‘ibope’ para as coisas e pessoas que vivem segundo os costumes do mundo. Foi nesse ponto que Israel ‘pecou’ e é, exatamente, nesse ponto que muitos crentes ‘pecam’ nos dias de hoje.

A prostituição nos templos pagãos e o sacrifício de crianças faziam parte da adoração aqueles deuses cananeus. Aquela geração de israelitas abandonou a fé de seus pais e começou a adorar os deuses de seus vizinhos. Muitas coisas podem nos tentar a abandonar aquilo que sabemos ser correto. O desejo de sermos aceitos pelos nossos vizinhos pode nos levar a um comportamento inaceitável diante de Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Wiesrbe.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.