O Verbo é o nosso “Emanuel: Deus Conosco”.
Isaías 7: 14
“Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.”
O nome Emanuel é encontrado apenas duas vezes na Bíblia Sagrada. Uma no Antigo Testamento, na promessa proferida em Isaías e a outra nós encontramos no Novo Testamento, quando a promessa feita em Isaías se cumpre – “Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL. (EMANUEL traduzido é: Deus conosco).”
A profecia de Isaías, embora apontasse para o futuro distante daqueles dias (aproximadamente 700 anos), entretanto ela foi anunciada como um sinal que Deus estava dando ao rei Acaz para assegurar aos fiéis em Judá que o Senhor não tinha se esquecido deles naquele momento difícil que estavam vivendo.
O nome Emanuel não é apenas uma identificação pessoal, aliás, não se trata literalmente de um nome, mas de uma expressão. Tanto é assim, que Jesus não recebeu o nome de Emanuel, mas, Ele foi chamado pelo nome que o anjo Gabriel orientou Maria – “E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.” A expressão ‘Emanuel’ quer dizer que o Messias não somente seria o Deus encarnado habitando com e entre os homens, mas também que estaria realizando a vontade de Deus. A língua hebraica se vale de formas poéticas para se expressar, e isso exige, de cada estudante da Bíblia, muito cuidado, para não se confundir.
Desta forma, a expressão/nome ‘Emanuel’ se refere ao fato de que Jesus é Deus e homem numa só pessoa. Nele, Deus está conosco na forma mais próxima possível, tomando nossa natureza em união consigo. Isso se deve ao fato de que Jesus como ‘Emanuel’ é o cumprimento do pacto de amizade e comunhão. Como ‘Emanuel’, Jesus é o verdadeiro tabernáculo de Deus com os homens. Foi por isso que João não viu nenhum templo na Nova Jerusalém – “E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor, Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro.”
‘Emanuel’ se refere, também, à obra que o Cristo realizaria, pois Deus não pode estar com pecadores, exceto mediante a expiação pelo pecado. ‘Emanuel’ é uma lembrança do fato de que Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo – “… isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação.” Deus está conosco em ‘Emanuel’ como um que vem em nossa natureza, toma nossos pecados sobre si, e assim remove todos os nossos pecados para redimir e nos libertar deles.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.