"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A verdade sobre si mesmo.

João 8: 14
 “Respondeu Jesus e disse-lhes: Ainda que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim e para onde vou; mas vós não sabeis de onde vim, nem para onde vou.”

Esse ‘diálogo’ de Jesus com os líderes religiosos se deu no Templo. Ele estava ensinando quando começaram a inquirir dEle sua identidade. Jesus mansamente respondeu ao que perguntaram não omitindo nada. Entretanto, quando as pessoas já têm um conceito formado, ou uma ideologia definida sobre assuntos que, pressupostamente, estão alinhados com a verdade é muito difícil se demoverem deles. Era exatamente disso que os judeus (lideres religiosos) se gabavam – eles eram os detentores da verdade.

Provavelmente os lideres da religião judaica esperavam que quando o Messias se manifestasse, a primeira coisa que fizesse seria a de se apresentar a eles, colocando-se à disposição deles para o que fosse útil. Mas, o Messias surge oferecendo liberdade aos que estavam escravizados pelo próprio sistema deles, não fazendo caso dos seus costumes e tradições.

O discurso de Jesus não tinha características de ódio contra o sistema religioso, muito pelo contrário, o Senhor sempre orientou aos que abençoou, de alguma forma, a realizarem o que a lei determinava para aquilo que tinha recebido dEle – “E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.”  Não é o sistema religioso, em si mesmo, que corrompe a religião, mas os homens motivados pela avareza. Os princípios bíblicos são imutáveis, entretanto, o homem avarento desprezando tais princípios, cria, como lhe for conveniente, regras e conceitos sobre aquilo que está escrito na Bíblia Sagrada aprisionando os que desconhecem a verdade.

O sistema religioso (do qual procuro manter a máxima distância possível) do nosso país é uma vergonha. Em nada se diferencia do imundo e corrupto sistema político. Em ambos os casos as pessoas ‘brigam’ (literalmente) pelo poder, mas quando nos voltamos para o sistema religioso percebemos que a situação é mais deprimente, pois os líderes religiosos estão se apropriando de uma coisa que nunca lhes pertenceu – “Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo e apoderemo-nos da sua herança.” Será que Jesus se enganou quando disse isso? Ou, será que disse isso se referindo apenas aos judeus? A resposta é um sonoro NÃO!

Glorifico a Deus porque há, ainda que em numero reduzido, os remanescentes em meio a esse sistema depravado trabalhando para resgatar alguns. Tal como Jesus pediu ao anjo da igreja de Sardes – “Sê vigilante e confirma o restante que estava para morrer, porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.