Espírito e alma são inseparáveis.

Hebreus 4: 12
 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

Embora eu acredite na característica tricotômica do homem, de maneira alguma ficarei desapontado, lá no céu, se estiver errado na minha posição. O que eu quero dizer com isso é que esse assunto, independente da posição que as pessoas defendem (e tem alguns que defendem com unhas e dentes) – dicotomia ou tricotomia, não influi na nossa condição de salvos em Jesus Cristo, desde que estejamos vivendo segundo os parâmetros da Palavra de Deus. Sempre digo para minha classe que quando chegarmos ao Céu, nós não vamos nos deparar com Pedro na porta com um questionário de questões teológicas para respondermos.

Em tudo o que diz respeito a Deus, sejam Sua obra criadora ou Seus atributos, não podemos assegurar com firmeza alguns conceitos, teorias ou opiniões. Em vista disso, digo que, tanto os dicotomistas quanto os tricotomistas estão certos em seus conceitos, quanto à composição do ser humano, isso em relação à parte material e espiritual. Os dicotomistas, por um lado, asseguram que o homem é formado apenas de corpo e alma/espírito e, encontram base bíblica para sustentarem sua teoria e, por outro lado, os tricotomistas afirmam que o homem é formado por corpo, alma e espírito e, como os dicotomistas, encontram base bíblica para sustentarem essa teoria e, em ambos os casos, se a base é bíblica, quem poderia afirmar com convicção que um ou outro grupo está certo na sua teoria? Entendem onde quero chegar? Esse e outros assuntos da Bíblia são o que a própria Bíblia diz – “Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs”.

Porém, como um tricotomista assumido que sou, ensino que somos formados por três elementos – corpo, alma e espírito e, o versículo, da carta que foi escrita aos Hebreus, usado como base para esse artigo nos dá sustento em nosso conceito. Embora a alma e o espírito estejam intrinsecamente unidos e, ainda que sejam substâncias diferentes, estão, de tal forma, unidas que somente o Senhor Deus é quem pode fazer distinção de uma e de outra. Outro texto bíblico dá sustento para o conceito tricotomista está na carta que Paulo escreveu aos Tessalonicenses e, que diz – “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Como escrevi acima, mesmo tendo apoio da Escritura Sagrada para sustentar meu conceito tricotomista, jamais poderei assegurar, como sendo a verdade absoluta, que a estrutura humana é composta de corpo, alma e espírito. Exegeticamente, a simples menção dos termos espírito e alma um ao lado do outro não é prova suficiente de que são duas substâncias distintas.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

2 thoughts on “Espírito e alma são inseparáveis.

  • 5 de abril de 2020 em 22:55
    Permalink

    Há sepoaração entre a alma do ímpio, de a alma ir para o inferno e o espírato pra Deus?

    Resposta
    • 6 de abril de 2020 em 06:34
      Permalink

      Graça e Paz meu querido.
      Em primeiro lugar agradeço sua visita ao blog, que nosso Deus te recompense fartamente.
      Quanto a sua pergunta a resposta é não. Nem do ímpio nem do salvo a alma se separa do espirito quando há a morte fisica. Ambos – alma e espírito – seguirão o mesmo destino que o próprio homem optou enquanto estava vivo. O fato do espírito “voltar a Deus” não significa um retorno para casa, mas sim o fato de que todas as pessoas comparecerão diante de Deus para prestarem conta de tudo que fizeram nesta vida. “Voltar a Deus” neste contexto significa comparecer diante dEle para receber a sentença.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.