Jesus é a verdade encarnada.
João 14: 6
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”
Este versículo é a resposta que Jesus deu a Tomé sobre a dúvida de qual ‘caminho’ deveria seguir para estar onde Jesus está. A pergunta de Tomé – “… Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho?” revelou seu desejo profundo de estar com Jesus, tornando necessário que soubesse para onde o Mestre iria e como chegar lá. O Senhor deixou claro que iria para junto do Pai e que Ele é o único caminho para chegar ao Pai. O céu é um lugar real, um lugar de amor e um lugar exclusivo. Nem todos vão para o céu, apenas os que crêem em Jesus Cristo.
A declaração de Jesus – “… Ninguém vem ao Pai senão por mim” elimina qualquer possibilidade de alguém querer chegar ao céu por outro ‘caminho’ além do que está proposto por Ele. ‘Caminhos’ como: boas obras, cerimônias religiosas, ofertas vultosas não podem, por si mesmos nos introduzir no céu. Qualquer estilo de vida, por mais piedoso que seja, não é garantia de sermos feitos filhos de Deus. Somente o caminho – Jesus Cristo – pode fazer de nós, pecadores, filhos de Deus.
Nos manuscritos originais do grego, a expressão – “… caminho, e a verdade, e a vida” está no sentido de que Jesus está dizendo que “Ele e o caminho verdadeiro que conduz à vida”. Entretanto a tradução para o latim e posteriormente para nosso idioma não diminuiu a verdade expressa na declaração de Jesus a respeito de Si mesmo – Ele é o caminho, e isso é uma verdade inquestionável que não dá margem para que se busque alcançar vida eterna por outro meio e, por fim, a Bíblia nos propõe um estilo de vida (aqui e já, bem como na eternidade) que só é possível alcançar em Jesus.
Sendo o ‘caminho’, Jesus não está nos propondo uma mera caminhada lado a lado. Multidões caminharam junto com Ele e, nem por isso, todos se salvaram. A questão toda não é caminhar com Jesus, mas, muito mais importante que isso, é caminhar nEle e, isso faz toda a diferença. Caminhar nEle só faz sentido quando estamos conscientes do que somos agora. Só faz sentido quando entendemos que a salvação não é somente para nos tirar do inferno, mas, prioritariamente para refletirmos Cristo ao mundo através de nós.
Jesus nos convida a crer nEle, porque todo o resto não passa de argumentos ilusórios. Não é apenas saber que tudo o que Ele diz é verdade, mas crer com todo entendimento. Sendo Jesus o ‘caminho’ e a ‘verdade’, isso por si só já é o suficiente para estarmos convictos de que há um lar celestial no fim da estrada da vida e, desta forma, podemos suportar com alegria os obstáculos e batalhas ao longo do caminho. Paulo tinha essa verdade em mente quando escreveu – “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós“.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA