A verdade que o mundo precisa conhecer.
João 8: 31-32
“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
Vivendo em uma época onde a verdade tornou-se subjetiva, como crentes, devemos ter o máximo cuidado para não sermos engodados com assuntos religiosos que não acrescentam nada em nossa fé e comunhão com o Pai. Satanás, nosso inimigo, estrategista em sabotar e distorcer a verdade, usa sutilmente as palavras para enganar as pessoas. Sua estratégia não é o confronto direto; não é ‘bater de frente’ com a Palavra de Deus, mas, sutilmente ele acrescenta ou tira alguma palavra, dando outro entendimento ao que está sendo dito por Deus.
É muito comum ouvirmos pregadores e mestres da Palavra de Deus usarem a expressão ‘contexto cultural ou social’ para justificarem o comportamento inadequado das pessoas nos dias atuais em relação ao que a Bíblia diz sobre o mesmo assunto tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Dizem eles que eram tempos diferentes do nosso e que, por isso, devem ser analisados por uma ótica diferente. Mas não é isso que a Bíblia diz de si mesma – “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração, sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”
Parafraseando o apóstolo Paulo ‘aquilo que aprendemos e também ensinamos’ acerca dos princípios bíblicos é o que era, é e sempre será – a imutável verdade. Os princípios bíblicos não se relativizam de acordo com o tempo – os mesmos princípios observados nos tempos antigos são os mesmos em nossos dias. Se não fosse assim, obrigatoriamente, uma Bíblia deveria ser escrita a cada geração.
O mundo não quer conhecer a verdade bíblica, porque ela confronta aberta e enfaticamente os pecados das pessoas. As pessoas no mundo foram inculcadas a viver uma ilusão de que todas as coisas serão resolvidas no fim de tudo. Aliás, é o próprio Satanás que não quer que as pessoas cheguem ao conhecimento da verdade, porque quando isso acontece algumas pessoas são convencidas do pecado e do juízo. Jesus é a fonte da verdade, o padrão perfeito daquilo que é correto. Ele nos liberta das consequências do pecado, do engano que infligimos a nós mesmos e do erro a que nos induz Satanás.
Jesus nos mostra claramente o caminho da vida eterna com Deus. Por isso, Elo não nos dá liberdade para fazermos o que quisermos, mas para seguirmos a Deus. À medida que procuramos servir a Deus, a verdade perfeita de Jesus nos liberta para que sejamos tudo aquilo que Deus deseja que sejamos.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.