A promessa de receber poder por meio do Espírito.
Atos dos Apóstolos 1: 4,8
“E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes… Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”
O batismo do (ou ‘no’) Espírito Santo é assunto muito discutido no meio evangélico, pois nem todas as denominações evangélicas admitem que em nossos dias ele seja uma realidade. Por um lado, muitos estudiosos da Bíblia responderão que o batismo no Espírito está à disposição dos crentes atuais, mas apenas como parte da conversão. Por outro, quando nós, os pentecostais, afirmamos que o Espírito está disponível, argumentamos em razão de uma experiência, geralmente ocorrida após a regeneração e sempre acompanhada pela evidência especial do falar em outras línguas.
Está o batismo no Espírito Santo à disposição dos crentes hoje ou só esteve disponível na era apostólica? Há teólogos (e alguns, certamente, não deixam de ser crentes por causa disso) que dizem que a experiência do batismo no Espírito cessou no fim do período em que o Novo Testamento foi escrito. Eles sustentam que este texto da carta escrita aos Coríntios – “O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado”, Paulo está ensinando que a profecia, as línguas e o dom do conhecimento cessariam quando fosse completado o cânon do Novo Testamento. Sendo assim, alguns negam o batismo pentecostal no Espírito Santo, com a evidência do falar em outras línguas, esteja disponível hoje.
Mas a nossa posição (nós pentecostais) no tocante à disponibilidade do batismo no Espírito Santo evidenciado pelas línguas começou no dia de Pentecostes. Pois entendemos que as palavras de Pedro – “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” demonstram um cumprimento contínuo da profecia até ao fim dos ‘últimos dias’. E, esses ‘últimos dias’ incluem a totalidade da era da Igreja, a partir da ascensão de Jesus. Assim, o cumprimento da profecia de Joel não pode ser limitado ao dia de Pentecostes ou a qualquer outra ocasião, além do que, – “A todos os que estão longe” inclui a nós.
Ainda que (nós pentecostais) fôssemos os únicos a crer que o batismo no Espírito Santo está disponível na atualidade, todavia não podemos, nem sequer, insinuar que outros crentes que não falam em línguas não têm o Espírito. O batismo no Espírito Santo é apenas uma das várias obras do Consolador – Convicção, justificação, regeneração, santificação: todas estas são obras do mesmo Espírito Santo.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Teologia Sistemática, Stanley Horton.