"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Jó menciona corpo, alma e espírito

Jó 7: 11 [ACF]
 “Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma.

Muito distante de nós a intenção de esgotar esse assunto num mero comentário com pouco mais de quinhentas palavras. Creio que isso é assunto a ser debatido até o fim de todas as coisas. Sendo assim, sobre a origem da humanidade, para a satisfação de alguns seres humanos, a verdade está sustentada sobre dois pilares. Um deles é a, tão defendida pelos incrédulos, teoria da evolução. A teoria da evolução é uma explicação científica para a vasta diversidade de espécies presente no planeta Terra, centralizando-se na ideia de que os organismos se modificam ao longo do tempo. Dessa forma, eles não são fixos ou imutáveis. Existem várias teorias evolutivas. Mas como o próprio nome diz, isso não passa de uma teoria que, literalmente, quer dizer conhecimento especulativo, metódico e organizado de caráter hipotético e sintético.

O segundo pilar que sustenta a verdade sobre a origem da humanidade é uma revelação do próprio Deus. Então, nós temos dois sistemas de pensamento – um não passa de pura suposição, e o outro uma revelação. A suposição — a teoria da evolução – é uma especulação, uma conjectura, uma hipótese, que é a melhor solução que a mente do homem não regenerado pode construir. Por outro lado, a revelação incorpora uma série de verdades que são harmoniosas e razoáveis, quando o propósito e o poder do Criador são reconhecidos pelo próprio homem. Evidentemente, que esse ‘reconhecimento’ de que há um Deus, não surge de forma aleatória na mente humana se o próprio Deus não quisesse se tornar conhecido.

Na revelação feita por Deus, Ele atribui uma causa suficiente e razoável para todas as coisas quando declara que é o Criador. Um conjunto maravilhoso de verdades harmoniosas está contido nos primeiros dois capítulos da Bíblia. Há um registro de Deus que declara o relacionamento que existe entre o Criador e a criatura humana. Nenhuma outra literatura no mundo é tão repleta de revelação direta destinada a informar a mente do homem e orientar a pesquisa científica como essas primeiras páginas da Bíblia.

O fato da criação do homem ser registrada em duas narrativas e, como acontece frequentemente na Bíblia, ambas passagens são necessárias para completar o registro. O primeiro é geral; o segundo introduz detalhes que, se tivessem sido incorporados no primeiro, teriam arruinado sua harmonia e simetria majestosas. De acordo com a primeira narrativa, o homem e a mulher são igualmente uma criação direta de Deus; mas na segunda narrativa, é afirmado que o homem foi trazido à existência primeiro, após ter sido formado do pó da terra, e a mulher é tomada do homem por uma ação especial de Deus que resultou na mesma perfeição do ser.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Teologia Sistemática – Livro I, Lewis S. Chafer

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.