A fé produz entendimento.
Hebreus 11: 3 [ACF]
“Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”
A fé pela qual entendemos que Deus criou o mundo é a fé na revelação divinamente inspirada que se acha em outros trechos das Escrituras. O escritor da carta aos Hebreus, no capítulo onze demonstra a natureza do único ‘tipo’ de fé aceita por Deus e que triunfará na pior das situações. É uma fé que crê nas realidades espirituais, que leva à justiça, que busca a Deus, que crê na sua bondade, que tem confiança na sua palavra, que obedece aos seus mandamentos, que vive segundo as promessas de Deus e que rejeita o espírito deste presente mundo mau. O ponto inicial da fé e crer no caráter de Deus; Ele é quem diz ser. O ponto final é crer nas promessas de Deus – Ele fará o que diz. Quando cremos que Deus cumprirá as suas promessas, ainda que não as vejamos se materializando, demonstramos uma fé verdadeira.
No tocante à criação, cremos pela fé que Deus chamou o universo a existência a partir do nada; Ele ordenou que houvesse, e houve. Nossa fé está no Deus que criou todo o universo por sua palavra. A palavra de Deus tem um poder espantoso. Embora, nós (aliás, ninguém) não tenhamos visto (literalmente) Deus criar todas as coisas, entretanto, pela fé, cremos que tudo aconteceu exatamente como está escrito na Bíblia. Todo crente tem o dever de rejeitar qualquer ensino que seja contrário ao criacionismo. A ciência defende suas teorias, sem a mínima possibilidade de provar o que diz, com o objetivo de refutar aquilo que está revelado na Bíblia. Como está escrito – “… Deus fez ao homem reto, porém ele buscou muitas invenções”.
Mesmo para os que dizem não crer na Bíblia, porém, se tiverem o mínimo necessário de inteligência, deveriam rejeitar a teoria de Darwin pelo simples fato de que é inconcebível que o ser humano tenha evoluído de uma espécie inferior. Embora existam alguns seres humanos cujo instinto se assemelha muito com o dos animais, isso não é por causa da evolução, mas do pecado. Deus deu ao homem inteligência para criar aquilo que planejar e, temos contemplado nos últimos dias muitas invenções espetaculares, mas criar um ser humano do nada jamais será possível. Nenhuma máquina criada pelo homem, por mais incrível que seja, será semelhante ao corpo humano.
O relato bíblico sobre a criação do homem é uma demonstração indiscutível, inegável e inexplicável do poder de Deus. A complexidade do corpo é a maior evidência da excelsa sabedoria de Deus que, minuciosamente, distribuiu músculos, tendões, nervos, ossos, órgãos e células com funções distintas, mas que cooperam entre si para o bem-estar e perfeição do corpo. Maravilhamos-nos com a complexidade do corpo humano não por causa das explicações que a ciência dá, mas porque cremos que maravilha da criação é obra de Deus.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã, Merril C. Tenney.