"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O uso santo do corpo na vida conjugal

I Coríntios 7: 1-5 [KJA]
 “Agora, em relação aos assuntos sobre os quais escrevestes, é bom que o homem se abstenha de relações sexuais com qualquer mulher. Porém, por causa da imoralidade, cada homem tenha sua esposa, e cada mulher, seu marido… O marido deve cumprir seus deveres conjugais… e, a esposa para com seu, marido… Portanto, não vos negueis um ao outro… para que Satanás não vos tente por causa da vossa falta de controle”.

Tem muito crente que confunde a livre liberdade de escolha (livre arbítrio) que tem. Estarmos livres para escolhermos livremente o que quisermos não é fazermos o que bem entendermos de acordo com a nossa percepção. Dizemos isso num sentido amplo do nosso modo de vida, ou seja, em todas as esferas da nossa vida e, não falamos isso por que chegamos a essa conclusão, mas porque é assim que a Bíblia nos instrui. A nossa livre liberdade de escolha se fundamenta naquilo que Deus diz em sua Palavra – somos livres para obedecer ou não. E, como dissemos anteriormente, independente da nossa escolha, estejamos conscientes de que os frutos da nossa escolha são inevitáveis.

Geralmente quando se fala da igreja de Corinto, imediatamente pensamos numa igreja que só tinha problemas; uma ‘igrejinha’ com poucos membros e, acima de tudo, membros carnais; pensamos numa igreja onde o Espírito Santo não atuava; ou seja, nossa ideia é mais de um ‘ringue’ do que, realmente, uma igreja. Mas não é isso que a Bíblia atesta daquela igreja. E, mesmo que a Bíblia não dissesse nada a respeito da espiritualidade daquela igreja, nós sabemos perfeitamente que Satanás não tenta e nem se incomoda com quem não tem nenhum compromisso com Deus. Se a igreja de Corinto enfrentava muitos problemas internos é porque, sem duvida alguma, era uma igreja operosa; uma igreja que incomodava a sociedade daquele lugar só pelo simples fato de estar ali.

A melhor arma que Satanás usa para denegrir a imagem de uma igreja é fazer com que assuntos internos (assuntos que envolvem problemas com ou entre os membros) cheguem ao conhecimento público. E, infelizmente, ainda há, em nosso meio, pessoas (que se comportam como instrumento de Satanás) que aplaudem e, também, se ocupam (pessoalmente) em promulgar em seus círculos de amizades, quando algum escândalo vem a tona dentro da igreja. Sentem prazer nisso. A arma que Satanás está usando nestes últimos tempos é a imoralidade sexual e, embora a imoralidade sexual exista desde os tempos bíblicos, todavia, nestes últimos dias sua prática tornou-se extensa e intensa.

A orientação que Paulo dá para os casais (casados) da igreja de Corinto é de que, na questão da sexualidade entre eles, não haja restrições (de acordo com que a Bíblia diz sobre o ato sexual normal), a fim de que ambos não sejam tentados por Satanás a buscar ‘uma válvula de escape’ fora da vida matrimonial. Essa ‘válvula de escape’ não implica em adultério, nos sentido lato da palavra, mas também, fazer uso de meio ilícitos para ‘apimentar’ a relação.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.