Só o Senhor pode guardar a nossa alma.
Salmos 121: 5-6 [KJA]
“O Eterno é o teu protetor diuturno; como sombra que te guarda, Ele está à tua direita. Não te molestará o sol, durante o dia, nem de noite, a lua. O SENHOR te guardará de todo o mal, Ele protegerá a tua vida!”
A Bíblia nos ensina, pela interpretação, que a alma humana se forma, segundo as leis da procriação, deixadas por Deus, numa cooperação entre os pais biológicos, e “o pai dos espíritos” – “Além do mais, tínhamos nossos pais humanos que nos educavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos toda obediência ao Pai dos espíritos, para então vivermos!” Cada vez que um gameta masculino funde-se com um feminino forma-se um conjunto espírito+alma dentro do homem. O modo como Deus atua na formação da alma é um mistério ao qual devemos nos curvar, em nosso conhecimento limitado – “… Palavra do SENHOR que estende os céus, estabelece o alicerce da terra e forma o espírito do ser humano dentro dele.”
Também, somos ensinados pela Bíblia que se esperarmos de Deus aquilo que é concernente apenas para essa vida, somos os mais miseráveis dos homens. Isso é abrangente! Não diz respeito apenas aos bens materiais, mas, além disso, fala do cuidado de Deus com todo o nosso ser. Não somente na área da materialidade, mas também a sentimental, emocional e espiritual, pois, sendo Ele o nosso Criador, nos estruturou de forma que todas essas áreas se completam para que o homem possa se considerar saudável. O corpo expressa aquilo que a alma é.
Myer Pearlman, explicando a origem das almas, apos a criação do homem, corrobora com esse entendimento – “A origem da alma pode explicar-se pela cooperação do Criador com os pais. No principio duma nova vida, a divina criação e o uso criativo de meios agem em cooperação. O homem gera o homem em cooperação com “O Pai dos espíritos”. O poder de Deus domina e penetra o mundo – “Pois nele vivemos, nos movimentamos e existimos, como declararam alguns de vossos poetas: Porquanto dele também somos descendentes”, de maneira que todas as criaturas venham a ter existência segundo as leis que Ele ordenou. Portanto, os processos normais da reprodução humana põem em execução as leis de vida, fazendo com que a alma nasça no mundo.”
O que o salmista está declarando nos versículos base deste artigo é que dos perigos e armadilhas que Satanás sempre tem preparado para nos atrair, seduzir e induzir ao pecado, e dos quais nós não temos conhecimento, destes sim, o Senhor nos livra e nos guarda. O Senhor nos protegerá daquilo que, para nós, estiver oculto. Os santos de Deus estão sempre sob sua proteção, defesa e cuidado atento. Jesus ressaltou essa verdade ao dizer: E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Myer Pearlman
