O coração humano é sujeito à paixões perversas.
II Samuel 13: 12,14-15 [KJA]
“Diante do que ela reagiu exclamando: Não, meu irmão! Não me forces, porque não se procede assim em Israel, não cometas essa loucura e infâmia! Mas Amnom, não quis lhe dar ouvidos; dominou-a e com violência forçou-a a ter relações sexuais com ele. Logo em seguida, entretanto, Amnom sentiu uma forte rejeição por ela, muito mais intensa do que paixão que alimentara em seu interior há tempos. E lhe ordenou: Levanta-te! Vai-te embora depressa!”
A lei da semeadura, tanto enfatizada na Palavra de Deus, não é a mesma coisa que a reciprocidade. Aquela significa que colheremos, na mesma proporção, tudo o que semearmos, e esta, significa a voluntariedade de retribuirmos aos outros o que deles recebermos. A casa de Davi recebeu o mesmo mal (da mesma natureza) que ele causara à casa de Urias. É do nosso conhecimento que Davi buscou restabelecer seu relacionamento com Deus, mas, por outro lado tratou com a própria família de forma insensata, desprezando os sentimentos dos filhos que, sem duvida, tinham conhecimentos dos fatos. Deus perdoa os pecados, mas não anula as consequências deles.
Os pecados de Davi e as tragédias que se seguiram na sua vida pessoal e doméstica estão registrados na Bíblia com o objetivo de nos servir como exemplo de grave advertência. Concernente a eventos semelhantes na época do êxodo, o Espírito Santo salienta, através do apóstolo Paulo – “… tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos“. Por isso, devemos tomar todas as precauções para não desejarmos coisas iníquas, nem agir com imoralidade, nem tentar ao Senhor.
O pecado de Davi demonstra até onde pode cair uma pessoa que se desvia de Deus e da orientação do Espírito Santo. Quando Deus inicialmente chamou Davi para ser rei, este era um homem segundo o próprio coração de Deus – “… mas agora, o teu reino não subsistirá e tu não seguirás governando; o SENHOR já escolheu um homem segundo o seu coração, e o designou líder do seu povo, porquanto tu não observaste o que Yahweh te havia determinado!”; ao mandar eliminar Urias e tomar a sua esposa, Davi estava desprezando a Deus e à sua Palavra. Embora Davi tenha se arrependido dos seus pecados e recebido o perdão da parte de Deus, as consequências disso não foram eliminadas por Deus. Semelhantemente, um crente que venha a cometer pecados terríveis, pode receber, através da tristeza segundo Deus e o arrependimento sincero, a graça e perdão da parte de Deus.
Mesmo assim, a restauração do nosso relacionamento com Deus não significa que escaparemos do castigo temporal, nem que ficaremos isentos das consequências dos pecados específicos. Deus não deixou passar, nem desculpou os pecados de Davi, sob o pretexto de ele ser um mero ser humano; que seus pecados eram simples fraquezas ou falhas humanas, ou que ele, como rei, teria o direito natural de recorrer à injustiça e à crueldade. A maneira correta de lidarmos com nosso pecado é nos arrependermos dele e, com toda a sinceridade, buscarmos em Deus o perdão, a graça e a misericórdia, e nos dispormos a aceitar, sem amargura nem rebelião, o castigo divino pelo nosso pecado.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo King James Atualizada.
