"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Humilde de espírito.

Provérbios 16: 18-19[KJA]
 “A soberba precede a ruína, o espírito arrogante vem antes da queda. Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que repartir um grande espólio com os arrogantes.

A primeira fonte da nossa salvação é o amor de Deus por nós em Jesus Cristo, e Satanás tentará roubar isto, privando nosso coração do senso deste amor produzindo um sentimento pretensioso de que, pelo fato de sermos a ‘obra-prima’ da criação, o Senhor jamais riscará nosso nome do Livro da Vida. Satanás ficará ao redor criando obstáculos à nossa vocação, tentando nos persuadir de que pela Palavra, nem pelo Espírito, jamais poderíamos receber um chamado ou, se fomos chamados, então, ele questionará se [a chamada] foi verdadeira, efetiva, e se a nossa fé e arrependimento foram genuínos. Ele então usa suas tentações contra a oração, a meditação, o ouvir a Palavra, as ações de graça; tentações contra cada parte do culto a Deus, e contra todos os meios pelos quais o Senhor mantém as Suas graças nos corações dos que são Seus.

A grande dificuldade que o pretensioso enfrenta é a de reconhecer seu verdadeiro estado e condição diante de Deus. Pelo fato de que o julgamento que o soberbo faz de si mesmo é sempre o melhor e o mais justo possível, ele não consegue discernir que o que o impede de ouvir a Palavra e reconhecer o seu estado e condição espiritual é o desanimo produzido pelas tentações. Nos Esquecemos que, às vezes, Satanás se apresentará como que sendo um Anjo de Luz para prevalecer contra nós e, assim, alcançar seu propósito cruel. A consequência da falta de reconhecimento do estado e condição diante de Deus reside no fato de que o pretensioso não discerne que está caído ou que, se (a possibilidade é mínima) admitir isso, está convencido de que pode se erguer sozinho.

Se os relatos bíblicos não forem suficientes para convencer o soberbo da necessidade de lutar diariamente contra isso, junte aos relatos bíblicos os testemunhos dos santos, pois, de modo contrário, é impossível se livrar das garras do mal. Nossa luta contra o mal não se dá apenas no plano espiritual, muitas das vezes ela se estende para o plano físico. Vejamos alguns exemplos na Bíblia: Abel, logo que ofereceu um sacrifício a Deus, porque foi aceito por Deus através da fé, foi assassinado por Caim, a quem Satanás incitou contra ele. Os israelitas logo que saíram do Egito para o deserto para servir ao seu Deus, foram perseguidos imediatamente; Satanás incitou a Faraó contra eles, que com um grande exército os perseguiu até o Mar Vermelho. Logo que Paulo foi convertido, foi perseguido. O nosso Senhor e Mestre, Jesus Cristo, tão logo foi autorizado a iniciar aquilo para que fora chamado, foi tentado no deserto durante quarenta dias e quarenta noites.

Quando nos convertemos e abandonamos o campo do maligno e colocamos nossos pés no terreno do Senhor, o maligno vem contra nós. Quando o maligno nos persegue, o Senhor então nos defende.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo King James Atualizada.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.