Uma noite em oração.
Lucas 6:12 [KJA]
“E ocorreu naquela ocasião que Jesus se retirou para um monte a fim de orar, e atravessou toda a noite em oração a Deus.”
O propósito deste sucinto comentário não é o de ensinar como e nem quando se deve orar, mas o de despertar os crentes sobre uma vida disciplinada no que diz respeito às nossas orações. Não queremos falar da eficácia das nossas orações e, muito menos, abordar as questões de que elas devem estar em consonância com a vontade de Deus. Para nós nos considerarmos crentes verdadeiros devemos ter uma vida disciplinada, e o que vai determinar o quanto estamos sendo disciplinados é a nossa fé. Sim! O nosso cuidado em obedecer á voz de Deus vai depender do quanto nós cremos em Sua Palavra. É inútil saber qual é a vontade do Pai se não tivermos disposição em obedecer ao que Ele diz.
Os textos bíblicos sobre os momentos em que Jesus esteve em oração, não indicam que Ele orava somente quando surgia um problema ou quando precisava tomar uma decisão urgente, mas que a oração fazia parte da vida disciplinada que tinha sobre as questões espirituais e seculares, pois um crente verdadeiro não separa uma coisa da outra. A palavra de Deus nos mostra, em diferentes passagens, o poder da oração. Além da sua importância como instrumento de contato entre nós e Deus, a oração é também uma arma do crente na guerra espiritual. Deus deseja que a nossa vida seja um lugar de adoração, um lugar onde Sua glória se manifeste. A glória do Senhor se manifesta apenas onde há oração.
Estamos vivendo tempos em que o sistema do mundo está exigindo que as pessoas sejam demasiadamente disciplinadas com coisas fúteis em detrimento às prioritárias. O que nosso Deus espera de nós é que sejamos disciplinados tanto com as coisas da vida espiritual como somos com as da vida secular. Às vezes somos exageradamente disciplinados em manter a aparência física e demasiadamente relaxados em manter o ‘templo do Espírito Santo’ em condições que favoreçam a Sua habitação. Somos disciplinados com os alimentos que nutrem o corpo (físico) e relapsos com os que nutrem nossa alma.
Chega a ser hilário ver algumas pessoas usando (em casa) balança para pesar os alimentos que vão ingerir, a fim de verificar se estão comendo somente a quantidade que é recomendável pelos nutricionistas. Não estamos dizendo que estão erradas ao fazer isso, muito pelo contrário, isso demonstra uma invejável disciplina no que diz respeito ao trato com o corpo. Porém, o desejo do nosso Deus é que sejamos disciplinados com as coisas espirituais assim como somos com as materiais.
Assim como nos dedicamos na busca por alcançar os padrões que o mundo determina para a aparência física do ser humano, devemos, também, ser dedicados em alcançar aquilo que Deus exige dos Seus filhos.
Erivelton Figueiredo
Deus ter abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo King James Atualizada.
