Fortalecidos pelo Espírito no homem interior.
Efésios 3: 16 [KJA]
“Oro para que, juntamente com suas gloriosas riquezas, Ele vos fortaleça no âmago do vosso ser, com todo o poder, por meio do Espírito Santo.”
Este trecho da carta que Paulo escreveu aos Efésios, mais precisamente do décimo quarto ao vigésimo primeiro versículo, é a segunda das duas orações registradas nesta carta. Na primeira oração, a ênfase está na iluminação; mas, aqui, o destaque é na capacitação. Não é tanto uma questão de saber, mas, sim, de ser – por nossas mãos no que Deus tem para nós e, pela fé, torná-lo uma parte vital de nossa vida. Deus fará por nós, não somente mais do que pedimos e desejamos em oração, como também mais do que nossa imaginação possa alcançar. Esta promessa é condicionada ao grau da presença, poder e graça do Espírito Santo em nossa vida.
Há quatro pedidos na oração de Paulo, mas eles não devem ser vistos como petições isoladas e individuais. Esses quatro pedidos estão interligados entre si, ou seja, o primeiro pedido produz o segundo e assim sucessivamente. Ele ora para que o homem interior possa ter força espiritual, o que, por sua vez, leva a uma experiência mais profunda com Cristo. Essa experiência mais profunda permitirá que os crentes “compreendam” (alcancem) o grande amor do Senhor, o que resultará em serem “cheios de toda a plenitude de Deus“. Portanto, Paulo estava orando por força, profundidade, entendimento e plenitude.
Ter nosso ‘homem interior fortalecido com poder pelo Espírito, é ter nossos sentimentos, pensamentos e propósitos colocados cada vez mais sob sua influência e orientação, de tal maneira que o Espírito possa manifestar seu poder através de nós, em medida cada vez maior. O propósito desse fortalecimento pelo Espírito é quádruplo: primeiro, que Cristo estabeleça a sua presença em nossos corações – “Vós, contudo, não estais debaixo do domínio da carne, mas do Espírito, se é que de fato o Espírito de Deus habita em vós. Todavia, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Porém, se Cristo está em vós, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.”
Segundo, que sejamos fundamentados em amor sincero a Deus, a Cristo e ao próximo; terceiro, que compreendamos e experimentemos em nossa vida o amor de Cristo; e, quarto, que sejamos “cheios de toda a plenitude de Deus” – “… compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade dessa fraternidade, e, assim, entender o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que sejais preenchidos de toda a plenitude de Deus.”
Que a presença de Deus nos encha de tal modo que reflitamos e manifestemos, desde o íntimo do nosso ser, o caráter e a estatura do Senhor Jesus Cristo – “… até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da estatura da plenitude de Cristo.”
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo King James Atualizada.
– Bíblia de Estudo Wiersbe.
