"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A experiência do Novo Nascimento espiritual.

Imagem relacionadaJoão 1: 12-13
Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.”

Ao fazermos uma analogia com a concepção e nascimento de uma criança, encontramos muitos aspectos semelhantes ao novo nascimento espiritual. Tanto em um quanto no outro, alguns cuidados deverão ser observados com extrema rigidez para que o novo ser nasça em perfeito estado de saúde física, mental e espiritual. Vale lembrar que, estamos falando de gravidez de risco em ambos os casos.

Toda gestante, antes mesmo de engravidar, deve procurar um profissional para orienta-la na futura gestação. Uma gravidez bem sucedida dependerá da observância criteriosa, de todas as recomendações médicas, por parte da gestante. A observância criteriosa das recomendações, resultará em parto e criança saudáveis, evitando assim, possíveis danos patológicos ao recém nato.
Para que um novo nascimento espiritual seja bem sucedido, a “regra” básica é a mesma de uma gestante. Quando o Espírito Santo começa a promover em nós esse novo nascimento, o sucesso do novo nascimento (conversão), vai depender dos cuidados observados durante a “gestação espiritual”. Tal qual uma gestante, devemos ter ao nosso lado como orientador(a), um(a) “profissional capacitado” para nos ensinar o passo-a-passo do novo nascimento. “Profissional capacitado” aqui, não é aquele irmão(ã) que vive profetizando e falando em línguas o culto inteiro, mas aquele crente, no qual não se acha dolo algum, este, sem dúvidas, nos dará conselhos e orientações adequadas e estritamente vindas do alto. Lembrando que, quem promove o novo nascimento não é o pastor, evangelista, presbítero ou qualquer outro irmão ou irmã da igreja, mas sim, exclusivamente o Espírito Santo de Deus, no entanto, Ele vai usar qualquer um destes irmãos para ser Seu porta voz.

Para se declarar que, realmente, houve um novo nascimento, deverão ser observadas, criteriosamente, todas as orientações do Espírito Santo, isso implica em crer, em fé. Aquele que não tem fé, está impossibilitado de nascer de novo. O nascer de novo não envolve aspectos físicos, mas, somente, e tão somente, aspectos espirituais. O nascer de novo não é um ato instantâneo e, muito menos, é um ato espontâneo, ele é um processo pelo qual estamos passando e que só vai findar no arrebatamento, e, se dependesse de nós, jamais optaríamos por esse processo, contudo, somos constrangidos a nascer de novo.

O novo nascimento não é opcional, ele é uma exigência. Pois, de que maneira demonstraríamos arrependimento, se não, através de um estilo de vida que tornasse esse arrependimento evidente? Então, para esses crentes que dizem que conversão não implica em salvação, eu digo que implica sim, e é essencial. Ora, se eu fingir que estou arrependido, só para obter o perdão de Deus, logicamente, que tenho de ter plena consciência, de que a sensação de estar perdoado é falsa, NÃO HÁ PERDÃO SEM ARREPENDIMENTO. Deu para entender? Se eu não me arrependi, isso quer dizer que não estou perdoado, consequentemente, se não estou perdoado, também não estou salvo.

Sendo assim, se penso que não há necessidade de regeneração, de que não preciso nascer de novo, o que preciso de fato é retornar ao ponto de partida e reiniciar tudo.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.