"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O Novo Nascimento torna o homem uma nova criação.

Imagem relacionadaII Coríntios 5: 17
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

O que levou a Sunamita a perceber que Eliseu era um homem de Deus? Será que ele tinha um crachá com letras fluorescentes indicando quem ele era? Será que era a “rapadura” que ele carregava embaixo dos braços? Será que eram as suas vestes alinhadíssimas e no estilo social? Será que eram seus sapatos envernizados e coloridos, mais brilhantes que o sapato de cristal da Cinderela? Será que era seu tom de voz empossado e grave denotando uma espiritualidade e seriedade extravagantes?
Enfim, seja o que for que a Sunamita tenha visto, ela mesma, por si só, concluiu que Eliseu era um homem de Deus.

Em nossos dias, existem muitas pessoas, dentro das igrejas, com as características da Sunamita, são pessoas que buscaram e adquiriram o discernimento espiritual. São pessoas que não se deixam enganar pelas aparências, exclusivamente, externas. São pessoas que não são levadas pelo emocionalismo nem pelo sensacionalismo. São pessoa maduras, sensatas, regeneradas e santificadas. Em contrapartida, existem, também, no meio destas mesmas igrejas, pessoas com as características de Jezabel, estas, são pessoas totalmente incoerentes com a fé que professam.

O processo pelo qual passamos para nossa salvação começa com a justificação, este primeiro passo é instantâneo e imediato, acontece quando aceitamos a Jesus como nosso salvador com sinceridade e fé no coração. Ao entendermos, intelectualmente, o sacrifício de Jesus, e ao aceitarmos este sacrifício dentro de uma visão lógica e racional, cremos que ele é um fato preponderante e irreversível na vida do homem, neste exato momento estamos sendo justificados, contudo, não estamos impedidos de retroceder. A justificação é a retirada de toda e qualquer acusação que pesava terrivelmente sobre nós.

O segundo passo no processo da salvação, é completamente distinto do primeiro, no que diz respeito a área de atuação, só pode ser dado após o primeiro e é imprescindível que seja dado. O primeiro passo muda nosso relacionamento com Deus, de inimigos a amigos, no segundo passo o que vai mudar é a nossa condição moral e espiritual diante de Deus. Entendo que, esse segundo passo, que é a regeneração, é também imediato e instantâneo. Não podemos entender a regeneração espiritual como, literalmente, ocorre na biologia. A regeneração espiritual é um ato instantâneo, pois passamos de mortos para vivos espiritualmente, ante o olhar de Deus. No momento em que aceitamos a Jesus como nosso salvador, Deus Pai nos vê como que morrendo com Cristo na cruz (justificados) e ressuscitando com Ele (regenerados). 

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor

A santificação é uma vida de crescimento progressivo na graça, começa somente após a regeneração e continua até que o crente vá estar com Cristo. A santificação, em contraste com a justificação e a regeneração, é um processo progressivo que ocorre na vida ao pecador regenerado, momento a momento. Na santificação ocorre uma cura substancial da separação que havia ocorrido entre Deus e o homem, entre o homem e os seus companheiros, entre o homem e si mesmo, e entre o homem e a natureza.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Fonte: Dicionário Bíblico Wycliffe

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.