"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 01/ 1ºtrim 2017, Segunda-feria – O crente não pode mais andar segundo a carne, mas segundo o Espírito

Romanos 8:4
Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.”

 

É interessante retrocedermos ao cap. 7 vv. 15-16 da carta ao Romanos, para entendermos plenamente o que Paulo quer nos ensinar aqui no cap. 8 v. 4. Lá ele está falando de uma batalha interior que cada cristão trava diariamente. Literalmente Paulo se expressa assim: Aquilo que ele pratica, agindo na “carne” a sua consciência espiritual discorda totalmente, não aprovando seus atos; aquilo que ele tem o desejo de fazer, ele não faz por causa da sua condição de cristão (servo de Deus), e tudo que ele pratica como cristão, indubitavelmente, está aborrecendo a “carne”.

A Palavra de Deus assevera que a lei é “santa, justa e boa”, porque é a expressão da perfeita vontade Deus para nós, entretanto, ela é incapaz de produzir justificação ou santificação a alguém. Quando somos colocados diante da lei (de Deus) somos denunciados como culpados, pois ela encontra em nós o pecado, e, portanto, devemos cumprir a condenação que há, a saber a morte. Entenda que a lei não produz pecado, apenas o revela.
O sacrifício expiatório de Jesus Cristo na cruz, nos capacitou a receber o Espírito Santo de Deus, para que pudéssemos cumprir o preceito da lei e assim produzir vida para nós. A observância desta lei por parte do cristão agrada a Deus, tanto, que Ele enviou seu Filho para morrer por nós e seu Espírito Santo para habitar em nós, afim de assegurar que a lei fosse cumprida. A lei que devemos cumprir é:
– Amar a Deus sobre todas as coisas, e
– Amar o próximo como a nós mesmos.

Nós, agora, não dependemos mais da lei, mas devemos observa-la.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.