Os seres humanos são responsáveis pelos seus atos.
Eclesiastes 12:14
“Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau”.
O último versículo do livro de Eclesiastes, nos fala de uma verdade solene e inalterável: a prestação de contas do ser humano perante Deus, por todos os seus atos. O Senhor julgará a todos os seres humanos, crentes e incrédulos, todos os nossos atos, bons e maus – “Porque está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”. Quem desprezou ou negligenciou a graça redentora de Deus não estará justificado no dia do julgamento.
Todo o livro de Eclesiastes é preenchido com sabedoria prática (que nos ensina a alcançar realizações no mundo e evitar problemas) e espiritual (sobre como encontrar e conhecer os valores eternos). Salomão fez uma abordagem muito honesta em relação à vida. Todas as suas observações sobre a futilidade das coisas têm um propósito: levar-nos a buscar a realização e a felicidade em Deus. O propósito do livro não é destruir a nossa esperança, em vista da dificuldade em cumprir as orientações que são prescritas no livro, mas dirigi-la àquele que pode verdadeiramente torná-la realidade e dar significado à vida. Salomão afirmou o valor do conhecimento, dos relacionamentos, do trabalho e do prazer, mas enfatizou que cada uma dessas coisas tem seu devido lugar. Tudo que é temporal deve ser considerado à luz do que é eterno.
O livro de Eclesiastes nos orienta a descobrir o verdadeiro propósito da vida. Ele nos mostra que certos caminhos levam ao vazio. Vazio que é resultado de uma existência sem Deus. Salomão ensinou que as pessoas não encontrarão significado na vida por meio de conhecimento, dinheiro, prazer, trabalho ou popularidade. A verdadeira satisfação vem do conhecimento de que o que estamos fazendo a parte do propósito de Deus para nós.
Com uma verdade incontestável, Salomão finaliza seu livro dizendo que todas as pessoas comparecerão diante do Senhor e serão julgadas pelo que fizeram. Não serão capazes de usar as contradições da vida como desculpas por terem fracassado em agir corretamente. Um exame minucioso do livro nos ajuda a: reconhecer que o esforço humano sem a presença de Deus e inútil; entender que devemos colocar Deus em primeiro lugar em toda e qualquer circunstancia; receber todas as coisas boas como dádivas de Deus; compreender que Deus julgará a todos, quer tenham vivido de um modo bom ou mau!
E surpreendente pensar que as pessoas passam a vida esforçando-se para alcançar a alegria que Deus da gratuitamente como um presente.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.