A atualidade da promessa.
Atos dos Apóstolos 2: 39 [ACF]
“Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.”
O contexto deste artigo está inserido no discurso de Pedro que levou quase três mil almas ao arrependimento. O sermão de Pedro levou os ouvintes a tal ponto, que eles rapidamente inquiriram acerca de que atitude deviam tomar. O que levou os ouvintes de Pedro desejarem reparar o que tinham feito? A conclamação de Pedro ao arrependimento parece sugerir que o povo queria saber como escapar ao terrível julgamento associado ao dia do Senhor, e queria também uma certeza de perdão para os seus feitos horríveis. Talvez eles cressem que o fim dos tempos havia chegado, como dissera Pedro.
Pedro requereu arrependimento e batismo. O povo teria os seus pecados perdoados e receberia o dom do Espírito Santo. Com a exceção do batismo em nome de Jesus Cristo, a resposta de Pedro foi muito semelhante à mensagem de Joel. Joel havia conclamado o povo de Judá para rasgar os seus corações, e não as suas vestes. Os judeus precisavam mudar o coração, e seguir a Yahweh. Quando essa mudança de vida se tornasse efetiva, Yahweh lhes perdoaria e proporcionaria a prosperidade material. Mas a bênção final iria ser o derramamento do Espírito de Deus sobre o povo.
Não podemos considerar a resposta de Pedro como um procedimento adotado ou como diretrizes espirituais para todos os que passam a fazer parte da comunidade dos que crêem. A ordem proposta era arrependimento, batismo, perdão de pecados e recepção do Espírito Santo. Mas em Atos nenhuma ordem particular prevaleceu. Os crentes em Samaria foram batizados de maneira apropriada, em nome do Senhor Jesus, mas não receberam o Espírito Santo enquanto Pedro e João não lhes impuseram as mãos. Cornélio e seus vizinhos receberam o dom do Espírito Santo antes de serem batizados. Os discípulos de João em Éfeso receberam o Espírito Santo através da imposição de mãos de Paulo, e não por se terem meramente submetido ao batismo cristão.
Pedro asseverou, aos seus ouvintes, que o dom do Espírito, dado por Deus, estava disponível para eles, para os seus filhos e para os que estão longe (dando a entender futuros descendentes). Ele continuou o seu testemunho e suas exortações, e concluiu com um apelo, aos judeus, para se dissociarem dos judeus incrédulos, que eram uma fonte de malignidade. O sermão de Pedro foi muito eficiente. Três mil pessoas foram batizadas e passaram a fazer parte da comunidade. Muitos judeus, de todas as partes do mundo, se contavam nesse número. Depois da Festa de Pentecostes, eles puderam ir para casa e narrar as boas-notícias que haviam ouvido. Isto pode explicar a introdução precoce do cristianismo em lugares como Roma e o norte África.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Comentário Bíblico Broadman
– Enciclopédia de Champlin, vol. 3