Uma igreja reverente.
Atos dos Apóstolos 2: 43 [ACF]
“E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.”
Tanto no hebraico quanto no grego o sentido principal do termo bíblico para reverência (em sua linguagem original, respectivamente) é ‘temor’. A palavra ‘temor’ tem origem no latim “timor“, que significa medo ou receio. Este termo foi incorporado ao português, mantendo uma conotação que mescla tanto o medo quanto o respeito. A etimologia nos revela muito sobre as nuances deste sentimento, mostrando que o temor é mais do que uma simples resposta a uma ameaça; ele carrega consigo aspectos de reverência e consideração. Dentro deste contexto, podemos dizer que reverência na igreja vai muito mais além do que o simples silêncio é, além disso, a consciência que devemos ter da Pessoa Majestosa que estamos adorando – Jesus Cristo.
Reverência nos cultos é um assunto que deveria estar na pauta de todas as reuniões das igrejas. A reverência é um comportamento que muitos crentes desconhecem o seu significado e outros deixaram de praticar. As pessoas hoje em dia perderam um pouco o respeito pelas coisas, principalmente as que dizem respeito a espiritualidade. É muito comum, nos cultos de hoje, a gente vê as pessoas conversando alto na igreja, mexendo no celular o tempo todo do culto (aliás, testemunhei um que atendeu uma ligação dentro da igreja). Tratam a igreja (casa de Deus) como uma extensão da casa deles e se comportam como bem entendem. Esse tipo de comportamento é uma cultura do mundo – a desvalorização daquilo que deveria ser primordial na vida das pessoas.
Mas, só pode reverenciar a Deus quem entende que Ele é poderoso e santo e que, por isso, é digno de toda admiração e respeito. A Bíblia nos fala de muitos servos de Deus que deram exemplos de reverência a Deus. Moisés tirou as sandálias quando Deus falou com ele que o lugar era sagrado. Abraão se prostrou em adoração diante de Deus. O próprio Jesus Cristo, mesmo sendo o Unigênito Filho reverenciava o Pai sendo humilde e submisso. Ter reverência é fundamental e imprescindível para que nosso relacionamento com Deus seja verdadeiro. Ser reverente e ter consciência de quem Deus é e do que nós somos.
Os cultos de hoje (principalmente em algumas Assembléias de Deus) estão totalmente fora dos padrões bíblicos, no que se diz respeito à reverência. Algumas pessoas não se incomodam com o tipo de roupa que estão usando; outras ficam o tempo todo alienadas ao que está acontecendo no culto (envolvidas com conversas paralelas ou redes sociais – celulares); não cantam, não glorificam a Deus e, muito menos oram. Esqueceram-se que a igreja é a casa de Deus; é o lugar especial para nos encontrarmos com Ele e estarmos mais em comunhão cm os irmãos.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 4