Tudo com decência e ordem.
I Coríntios 14: 40 [ACF]
“Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.”
O versículo (acima) base deste artigo está inserido no contexto onde Paulo faz uma exposição sobre a manifestação do Espírito Santo na igreja. Equivocam-se algumas denominações evangélicas que ignoram (podemos dizer que desprezam) a obra do Espírito Santo de Deus nos dias atuais. Tais denominações, de acordo com a (equivocada) teologia bíblica dos seus precursores, dizem que a obra do Espírito Santo foi necessária nos primórdios da igreja quando não se tinha tanta informação e nem tinha a Bíblia escrita ainda, mas que nos dias atuais, sua obra (do Espírito Santo) tornou-se inútil diante de tantos meios de informação que temos à nossa disposição. Ainda que não neguem a pessoa do Espírito Santo, entretanto, acreditam que a Sua atuação está limitada ao convencimento dos incrédulos.
Na Bíblia encontramos uma referência sobre a descida do Espírito Santo sobre os crentes de todas as eras, proferida pelo próprio Jesus Cristo – “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” Esse revestimento de poder (concedido pelo Espírito Santo) é para que o crente esteja devidamente capacitado para dar testemunho do Evangelho de Cristo. É o Espírito Santo o agente divino para o serviço do Senhor, revestindo os crentes de poder para realizar a obra do Senhor e dar testemunho dEle. Esta obra do Espírito Santo relaciona-se com o batismo ou com a plenitude do Espírito.
Quando somos batizados no Espírito, recebemos poder para testemunhar de Cristo e trabalhar de modo eficaz na igreja e diante do mundo. Recebemos a mesma unção divina que desceu sobre Cristo e sobre os discípulos, e que nos capacita a proclamar a Palavra de Deus e a operar milagres – “E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.” O plano de Deus é que todos os crentes (da era apostólica até os dias atuais) recebam o batismo no Espírito Santo – “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.”
Para realizar o trabalho do Senhor, o Espírito Santo outorga dons espirituais aos fiéis da igreja para edificação e fortalecimento do corpo de Cristo. Estes dons são uma manifestação do Espírito através dos santos, visando ao bem de todos – “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.”
Então, concluindo, o Espírito Santo é o agente divino que batiza e implanta os crentes no corpo único de Cristo, que é sua igreja. Ele permanece nela, edificando-a, inspirando a adoração a Deus, dirigindo a sua missão, escolhendo seus obreiros e concedendo-lhe dons, resguardando o evangelho contra os erros e efetuando a sua retidão.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.