A prostituição é um pecado contra o corpo.
I Coríntios 6: 18 [ACF]
“Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.”
Na Bíblia de Estudo King James Atualizada que, segundo alguns estudiosos, é a que mais se aproxima dos originais hebraico e grego está escrito assim – “Fugi, portanto, da imoralidade sexual…”. Ora, independente do que as muitas versões da Bíblia interpretaram dos originais, o que devemos ter em mente são os princípios divinos do que está escrito. Neste caso, seja fornicação, prostituição, ou imoralidade sexual o que se deve considerar neste contexto é o pecado cometido contra o próprio corpo. Prostituir é um termo que indica, em seu sentido mais amplo, o desvio de um objeto ou processo de seu uso legítimo ou natural para a um uso ilegítimo. Em seu sentido mais restrito, é o termo para relações sexuais fora do casamento por motivos profissionais, mercenários ou religiosos.
Nas minhas pesquisas sobre este assunto, deparei-me com o seguinte comentário de Merril C. Tenney – “A atitude bíblica para com a prática da prostituição é um pouco ambivalente. De um lado, a prática é desaprovada, com várias declarações e estatutos contra ela. Todavia, a prostituição não é completamente condenada, e há vários casos em que ela é relatada numa atmosfera neutra. As relações entre Judá e Tamar são expostas sem julgamento. A falha dele em obedecer à lei do casamento levirato é descrita como pecado sério. Semelhantemente, as relações entre Sansão e uma prostituta não são condenadas. Nem a profissão de Raabe é tratada de modo ríspido. Ao contrário, ela é conhecida por toda a Escritura como Raabe a prostituta… Jesus mencionou que as meretrizes estavam entre os que se arrependeram com a pregação de João.”
Poderíamos discorrer em muitas páginas contra-argumentos para o comentário do pastor Merril. Mas vamos no ater apenas sobre o que a Bíblia diz de Raabe. Não acredito que depois de sua experiência com o Deus de Israel, ela tenha continuado a prostituir-se. Não é pelo fato de a Bíblia na tecer nenhum comentário sobre sua conduta após converter-se que ela tenha dado continuidade ao seu modo de vida. Só pelo fato de a Bíblia nos dizer que a prostituição sempre trouxe trágicas consequências na vida dos que viveram desta prática, já é uma clara e enfática declaração de que Deus repudia tal prática.
Se concordarmos com as palavras do pastor Merril (sobre a questão da prostituição), então devemos concordar com os gnósticos sobre a questão do corpo. E se, realmente, pudermos fazer o que bem entendemos com o corpo (porque ele é mau), obrigatoriamente devemos rever todos os conceitos de santidade exigidos nas doutrinas bíblicas. O conceito de santidade é amplo. Implica ser ‘santo’, tanto nas questões espirituais quanto naquilo que é do trato físico. Não basta cuidar apenas da alma e do espírito, somos chamados a zelar pelo nosso corpo também – “Assim, seja comendo, seja bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.”
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã, Merril C. Tenney.