"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Os homens maus vão de mal para pior

II Timóteo 3: 13 [KJA]
 “Todavia, os perversos e impostores andarão de mal a pior, enganando e sendo enganados.

Indiscutivelmente, o que estamos vivendo nos dias atuais no que diz respeito ao caráter e a moralidade das pessoas é algo assombroso. Não que tudo quanto esteja acontecendo seja novidade, mas pelo grau de intensidade e a dimensão que os acontecimentos alcançaram. A maldade no coração do homem está nele desde o inicio de tudo. O que evoluiu foi o nível de crueldade das pessoas, porque pessoas cruéis sempre existiram. No que algumas pessoas são diferentes (entre tantos outros personagens) de Caim; de Lameque; de Jezabel; de Hamã; de Herodes; de Judas Iscariotes; e de Barrabás? Digo que em nada, se não na intensidade da maldade no coração.

Geralmente, procuramos identificar alguns sinais das profecias bíblicas acerca do fim dos tempos olhando para o céu ou nas tragédias que acontecem esporadicamente ceifando muitas vidas, mas nos esquecemos de olhar para o mais óbvio – a humanidade. Do que a Bíblia fala sobre o comportamento do ser humano (no sentido lato) nestes últimos dias, fatidicamente estamos vendo tudo acontecer e, podemos dizer que o cumprimento do que foi profetizado está além do que foi predito. Quando Jesus disse – “Estarão em litígio pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filha contra mãe, sogra contra nora e nora contra sogra”, quem ouviu não imaginava a dimensão que isso iria tomar, e quem lê não imagina que a literalidade destas palavras estaria em evidência numa declaração aberta de inimizade entre as pessoas.

O que a antropologia e a sociologia (entre outras ciências que estudam o comportamento do ser humano) não admitem é que a origem da perversidade no coração do homem está no pecado. Ainda que antropólogos e sociólogos cheguem a uma conclusão da causa de algumas atitudes perniciosas das pessoas, isso, por si só, não resolve o problema, mas, por outro lado, a Bíblia Sagrada nos diz qual a origem de tudo isso e o que fazer para resolver o problema. Não podemos esperar que as pessoas más mudem de comportamento sozinhas. Deixadas a sós, elas irão de mal a pior. A deformação moral e espiritual no ser humano causada pelo pecado, não é resolvida com a administração de antidepressivos e ansiolíticos, mas com confissão dos pecados, arrependimento e perdão.

As evidências de uma vida desregrada (tanto na esfera física quanto na espiritual) são reveladas no corpo. Algumas pessoas costumam dizer que o corpo é a vitrine da alma. As pessoas que preferem amar o pecado e a mentira ao invés da verdade do evangelho receberão a paga severa e divina, como todos os pecadores. O próprio Deus mandará o juízo que assegura o destino deles em forma de influência enganosa, de modo que eles continuarão a acreditar no que é falso, eles aceitam o mau como bom, e a mentira como a verdade. Portanto, Deus utiliza Satanás e o Anticristo como seus instrumentos de juízo.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Wiersbe.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.