O Senhor farta a alma sedenta.
Salmos 107: 8-9 [KJA]
“Louvai, pois, ao Eterno por seu amor leal, por seus milagres em favor dos filhos dos homens! Pois Ele dessedentou a alma sequiosa e cumulou de bens a alma faminta.”
Creio que todo assunto da teologia bíblica, embora alguns deles possamos dar (por nós mesmos) como definidos e concluídos, porém estamos longe de ‘fechar o livro’ e passar para o próximo assunto. A teologia bíblica não é como a ciência exata que tendo explicado como funciona o cálculo dá-se seguimento a próxima etapa. Quando pensamos que chegamos, finalmente, a uma conclusão, então percebemos que estamos esbarrando em pequenos detalhes que não se encaixam com nossa conclusão. E, isso não quer dizer que estamos errados, mas que, tão somente, são os mistérios de Deus que não serão revelados a ninguém neste mundo.
Embora muitos não concordem, mas não é pecado e, muito menos uma heresia, buscar na ciência respostas para questões fisiológicas do ser humano. Sendo assim, pela medicina, que é uma área da ciência, Deus concedeu ao homem capacidade de conhecer problemas inerentes ao aspecto físico, fisiológico, neurológico e psicológico dos seres humanos, bem como dos animais, com o fim de auxiliar na prevenção e tratamento de muitas enfermidades físicas. Entretanto, essa capacidade de conhecimento não faz do homem um ‘deus’. Ainda que o homem consiga entender a causa dos problemas, contudo, muitas das vezes, resolvê-los está além desta capacidade e, é nesta hora que, ao se humilhar diante do seu Criador, demonstrando plena dependência, Ele (Deus) começa a agir – “… Para o homem isso é impossível; todavia, não para o Senhor. Pois para Deus tudo é possível!”
O que o homem nunca deve esquecer é que há problemas que estão muito além da sua ínfima sabedoria. Por exemplo, os problemas de ordem espiritual não é assunto que a medicina deva se ocupar dele. Esse tipo de enfermidade não se trata com paliativos: analgésicos, ansiolíticos, antitérmicos, antinflamatórios ou antidepressivos. A cura de uma enfermidade da alma não pode ser obtida através dos tratamentos, ainda que sejam os mais sofisticados e inovadores. Não existe clínica, hospital ou centro de recuperação que, mesmo tendo os equipamentos de ultima geração para darem diagnósticos precisos e, tenha o melhor, o mais capacitado e dedicado profissional, recupere alguma pessoa cuja alma está enferma.
É muito triste quando nos deparamos com uma alma gritando por socorro. Faminta e sedenta pela presença santa do Espírito de Deus, buscando alívio para a sua dor, angustia, aflição e vazio. Quão reconfortante seria para um paciente ouvir do seu médico a verdade sobre o seu verdadeiro estado. Quão gratificante seria se o médico (humildemente) confessasse, ao paciente, a sua incapacidade diante do problema e declarasse que a solução só pode ser encontrada em Deus. Isso não é humilhação no sentido pejorativo da palavra, mas uma verdadeira demonstração de humildade e de comiseração pela condição do seu semelhante.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
