Disciplinar a criança faz bem à alma.
Provérbios 23: 13-14 [KJA]
“Não hesites em disciplinar a criança; ainda que precises corrigi-la com a vara, ela não morrerá. Castiga-a, tu mesmo, com a vara, e assim a livrarás (sua alma) do «Sheol».”
Vamos recapitular alguns pontos sobre o assunto que diz respeito à alma do homem para que possa fixar bem nosso entendimento e não haver dúvidas que, consequentemente, geram confusões e nos façam esmorecer na fé. Talvez, muitos (cristãos) estejam dizendo que esse tipo de ensino não influi em nada na nossa salvação e, até certo ponto, estão com razão, pois o assunto, em si mesmo, não produz e nem nos conduz à salvação. Mas esse assunto é para, e tão somente para, os que são crentes verdadeiros, porque estes sabem que a necessidade de se aprofundar neste assunto não é para salvar ninguém, mas para que os que, agora salvos, tenham consciência do que são, onde estão e para onde vão. O homem, embora sendo um ser tricotômico, é indivisível na sua composição – o que ele é hoje o é na totalidade e para onde estiver indo irá na sua totalidade (corpo, alma e espírito).
Myer Pearlman, no livro ‘Conhecendo as Doutrinas da Bíblia’, na seção que trata esse assunto escreveu assim sobre este tema – “A alma estabelece contato com o mundo por meio do corpo, que é o instrumento da alma. O sentir, o pensar, o exercer vontade e outros atos, são todos eles atividades da alma ou do “eu”. É o “eu” que vê e não somente os olhos; é o “eu” que pensa e não meramente o intelecto; é o “eu” que joga a bola e não meramente o meu braço; é o “eu” que pede e não simplesmente a língua ou os membros. Quando um membro é ferido, a alma não pode funcionar bem por meio dele; em caso de lesão cerebral pode resultar a demência. A alma então passa a ser como um músico com um instrumento danificado ou quebrado.”
Mas, qual a origem da alma? Sabemos que a alma (do homem) veio a existir em resultado do sopro sobrenatural de Deus. Podemos descrevê-la como espiritual e vivente, porque opera por meio do corpo. No entanto, não podemos crer e, muito menos, ensinar que a alma seja parte de Deus, pois a alma peca. É mais correto dizer que é dom e obra de Deus – “Esta é, pois, a Palavra de «Yahweh» para Israel; Palavra do SENHOR que estende os céus, estabelece o alicerce da terra e forma o espírito do ser humano dentro dele”. A alma é o princípio inteligente e vivificante que anima (dá vida) o corpo humano, usando os sentidos físicos como seus agentes na exploração das coisas materiais e os órgãos do corpo para se expressar e comunicar-se com o mundo exterior.
Por meio do corpo a alma recebe suas impressões do mundo exterior. Essas impressões são percebidas por estes sentidos: vista, audição, paladar, olfato e tato, e são transmitidas ao cérebro por via do sistema nervoso. Por meio do cérebro a alma elabora essas impressões pelos processos do intelecto, da razão, da memória e da imaginação.
É esse tipo de instrução que a Bíblia diz que devemos dar às crianças. Não basta ensinar o que se deve fazer, mas principalmente, e primordialmente, conscientizá-las sobre os motivos pelos quais se deve fazer.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Myer Pearlman.
