O descontrole de Moisés lhe trouxe grande prejuízo.
Números 20: 10-12 [KJA]
“Moisés e Arão reuniram a congregação diante do rochedo…Em seguida, Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com seu cajado. Imediatamente jorrou água potável, e saciou a sede de todo o povo e de seus rebanhos. Contudo, disse «Yahweh» a Moisés e Arão: Visto que não confiastes suficientemente na minha pessoa, de modo a honrar a minha santidade e Palavra à vista dos filhos de Israel, não fareis entrar esta comunidade na terra que lhe dei!”
A Bíblia nos ensina que a falta de conhecimento nos faz viver, de forma superficial, tudo o que Deus projetou para nós. Há situações em que Deus, por fidelidade à Sua Palavra, opera com grande poder, mesmo que não estejamos fazendo aquilo que é a expressa vontade dEle. Não é sempre assim! Mas, quando se trata da nossa obediência ou da fidelidade de Deus, sem duvida alguma, o que se cumpre é o que Deus fala, independente se estamos obedecendo ou não. Evidentemente que nosso Deus não fará ‘vista grossa’ para nossa ‘rebeldia’, todavia não deixará de cumprir o que foi dito por Ele por causa de uma falha humana. Primeiro Ele cumpre o que falou e depois trata pessoalmente com o rebelde.
Deus mandou que Moisés falasse à rocha; no entanto, ele a feriu não urna, mas duas vezes. Deus realizou o milagre, mesmo que Moisés tomasse o crédito para si, dizendo – “Porventura, tiraremos água desta rocha para vós?” Por este motivo, Moisés foi impedido de entrar na Terra Prometida. Será que a punição de Deus para ele foi muito dura, tendo em vista que o povo havia criticado, caluniado e se rebelado contra Moisés e contra Deus? Moisés se irou porque Israel havia recomeçado a murmurar – “Por que nos fizeste subir do Egito para nos conduzir a este terrível lugar? É uma terra absolutamente inadequada para semeadura, onde não há cereais, nem figueiras, nem vinhas, nem romãzeiras e até mesmo sem água para beber!” Porém, ele era o líder e exemplo para a nação. Não poderia deixar de responder por seus atos, mesmo carregando sobre seus ombros a enorme responsabilidade de conduzir o povo.
Moisés era o líder espiritual do povo de Deus, por meio de quem Deus outorgara a lei. Sua responsabilidade de obedecer à palavra do Senhor era maior, por causa da sua posição elevada e influência. Ao ferir a rocha, Moisés desobedeceu à ordem direta de Deus, desonrou o Senhor na presença de todos. Moisés foi proibido de introduzir o povo de Deus em Canaã, porque não obedecera cuidadosamente à ordem do Senhor. A desobediência de Moisés não pode ser vista como um ato deliberado. Ele agiu num momento de intenso descontrole emocional (estava irritadíssimo com o povo) e, por isso, falou e fez o que não devia. Quem de nós nunca errou quando, no momento de descontrole emocional, agiu intempestivamente?
Assim como Moisés desqualificou-se para introduzir o povo em Canaã, assim também os ministros de hoje podem ser reprovados em caráter permanente para certas áreas de liderança, por sua infidelidade aos mandamentos de Deus.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo King James Atualizada
