A mulher virtuosa trabalha de boa vontade.
Provérbios 31: 10-13 [KJA]
“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor em muito ultrapassa os das mais finas jóias! O seu marido tem plena confiança nela, e a miséria jamais chegará à sua casa. Essa esposa exemplar faz ao seu marido sempre o bem e nunca o mal. Escolhe a lã e o linho e com alegria trabalha com as próprias mãos.”
O termo dona de casa refere-se a uma mulher que gerencia as atividades domésticas e cuida do lar. Embora o conceito tradicionalmente remeta a uma visão de submissão e expectativa social, muitos discutem hoje a importância e o valor desse papel. Em muitas culturas, a figura da dona de casa é sinônimo de dedicação e competência, refletindo habilidades que vão muito além do que é percebido à primeira vista. Recentemente, o reconhecimento do valor do trabalho doméstico tem aumentado, com discussões em torno de sua importância emocional e prática, destacando que ser uma dona de casa é um papel que deve ser respeitado e valorizado.
Sobre o trabalho doméstico alguém disse com muita propriedade que ele não é um emprego para mulheres desleixadas, imaturas, incapazes e preguiçosas. Administrar um lar envolve desafios, oportunidades, incentivos, benefícios, sucesso e, como não pode deixar de faltar em qualquer carreira profissional, envolve também fracassos. Embora muitos não enxerguem o trabalho doméstico (falamos das mulheres que trabalham nas próprias casas) como uma carreira profissional, pois é uma função que não exige nenhuma carreira acadêmica profissionalizante, todavia, no contexto bíblico, mais precisamente no livro Provérbios, encontramos o mais fascinante e extraordinário currículo que capacita qualquer mulher a ser uma verdadeira dona de casa.
Assim como em qualquer outra profissão que exige capacitação dos que se candidatam a exercê-la, o trabalho doméstico é, também, uma carreira profissional que exige das mulheres que desejam exercer tal função muito empenho, dedicação e criatividade (porque ninguém casa só para ter uma casa, pois, cuidar de uma casa exige muito esforço físico, sentimental e emocional). Dentro do contexto de um casamento (heterossexual) e de acordo com o plano divino, manter o lar uma atribuição dada por Deus à mulher (não me tachem de machista, pois, auxilio minha esposa nas tarefas domésticas sem nenhum problema).
Infelizmente o diabo cegou o entendimento das pessoas (não somente naquilo que é da esfera espiritual) lançando a semente da discórdia entre os que foram criados para cooperarem entre si mutuamente, assim a mulher que deveria ser uma ‘auxiliadora’, no que diz respeito à sua função como esposa, quer ser o homem da casa. Bom seria se as mulheres que assim pensam pudessem perceber o grande serviço estariam prestando á humanidade e ao Reino de Deus se fossem mais dedicadas à sua família.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de estudo King James Atualizada.
– Dona de Casa: Entenda o Que Este Termo Representa – Cidesp
– Trabalho Doméstico: Atribuição Divina
