"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O Senhor seja com o teu espírito.

II Timóteo 4:22 [KJA]
 “O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja com todos vós!

Das três substancias que compõe o corpo humano, como já falado e, creio, também definido, o espírito do homem junto e inseparável da alma forma a parte imaterial e, sendo assim, podemos afirmar que ele é também criação de Deus. O espírito habita no corpo e age por meio dele. Como o espírito não se submete a uma análise, assim como é possível fazer sobre o corpo, então, dissertar sobre ele só nos é possível pelas suas manifestações. O espírito é o agente, o corpo, a agência. As impressões vêm de fora pelo corpo, porém elas só têm significação quando reconhecidas e atendidas pelo espírito.

Entendemos que o espírito tem três modos de proceder, dependentes de três poderes, que o caracterizam, que são o intelecto, a afeição e a vontade. É ao intelecto que o homem deve a sua faculdade de julgar, recordar, imaginar e raciocinar; à afeição, a de sentir dor, prazer, ódio, etc.; e à vontade ele deve a faculdade de escolher, rejeitar isto e aceitar aquilo, e seguir o seu destino, pondo em prática as deliberações tomadas. Cada ato humano deve compor-se destes três elementos, isto é, estes três poderes devem associar-se harmonicamente na realização de qualquer ação que pratiquemos.

A nossa forma de vestir, de falar e agir não são características de alguém que está submisso ao governo do Espírito Santo de Deus. Existem muitas pessoas pelo mundo que se vestem com todo pudor; falam com extrema serenidade; e, agem com mansidão sem, ao menos, terem conhecimento de que há um Espírito Santo.   Tudo isso são apenas evidencias de um espírito (humano) governado pelo Espírito de Deus. E, quando isso é uma realidade na vida do crente é dever do nosso intelecto julgar bem os fatos. Este juízo vem, então, servir de base aos sentimentos, que têm por fim induzir-nos à ação. Toda ação, porém, espera pela decisão da vontade. É assim que operam os três poderes dentro do espírito.

O que caracteriza o tipo de espírito que cada ser humano possui é a força externa que o influencia e domina, assim, uma pessoa pode ter um espírito perverso; um espírito rebelde; um espírito impaciente; um espírito perturbado; um espírito contrito e humilde. Pode estar sob um espírito de servidão, ou ser impelido pelo espírito de inveja. Assim é que o homem deve guardar o seu espírito, dominar o seu espírito, pelo arrependimento tornar-se um novo espírito e confiar em Deus para transformar o seu espírito – “Livrai-vos de todos os erros e maldades que praticastes contra a minha pessoa; criai em vós um coração renovado, e um espírito novo…

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo King James Atualizada.
– Esboço de Teologia Sistemática, A. B. Langston
– Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Stanley Horton.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.