Jesus dedicou-se ao jejum e à oração.
Mateus 4: 1-2 [KJA]
“Jesus foi então conduzido pelo Espírito, ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.”
O termo ‘disciplina’, dependendo do contexto em que é utilizado, possui muitos sentidos, mas em regra geral, refere-se a capacidade adquirida por uma pessoa de controlar a si mesmo; de seguir regras e manter o foco naquilo que deseja alcançar, mesmo que tenha que enfrentar obstáculos. Uma pessoa disciplinada não age por impulsos momentâneos, antes, suas ações se sustentam numa abordagem racional e metódica. Em regra, os hábitos de uma pessoa disciplinada são saudáveis, independente de qual área de sua vida esteja aplicando a disciplina. Mudanças não acontecem da noite para o dia e, neste contexto, ser disciplinado é o melhor e mais eficaz caminho para termos êxito em nossa vida.
Dentre os muitos exemplos que podemos encontrar na Bíblia de pessoas disciplinadas, sem a menor dúvida, o maior e o mais excelente exemplo que devemos imitar é Jesus Cristo. Pelo que está escrito na Bíblia sobre a vida de Jesus, não é preciso forçar uma interpretação para ‘enxergarmos’ com clareza que Ele teve uma vida exemplar como cidadão deste mundo e, também, cidadão do Céu. Como cidadão deste mundo, Pilatos deu testemunho de sua conduta quando o julgava – “Mais uma vez, Pilatos saiu e afirmou aos judeus: Vede! Eu o trago à vossa presença, para saberdes que não encontro neste homem motivo algum que o possa condenar” e, como cidadão do Céu foi o próprio Deus Pai quem testemunhou – “… Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado”.
O desenvolvimento físico, intelectual e espiritual de Jesus se deu pelo mesmo processo de todo ser humano. Quem olhava para Jesus, naqueles dias, via um judeu tão comum como os outros judeus daquele tempo. Como o profeta Isaías escreveu, setecentos anos antes de Ele nascer, aparentemente (no sentido físico) não havia nada de extraordinário em Jesus que pudesse atrair a atenção das pessoas. Quando Lucas diz que – “E o menino crescia e se fortalecia, tornando-se pleno em sabedoria; e a graça de Deus permanecia sobre Ele”, a única coisa que podemos depreender deste versículo, é que o que tornava Jesus diferente das outras crianças do seu tempo era a vida disciplinada que Ele tinha.
A Bíblia não se ocupa em dar detalhes da vida secular de Jesus porque é impossível que alguém tenha a vida espiritual dissociada da secular, isto é, ninguém pode ter um caráter diante de Deus e outro diante do mundo. Então, se a Bíblia nos revela o quanto Jesus era disciplinado com as coisas celestiais, sem a menor sombra de dívida, Ele era da mesma forma com as coisas relacionadas à Sua vida secular.
Ser disciplinado exige conhecimento e disposição.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo King James Atualizada.
