Um mesmo espírito com o Senhor.
I Coríntios 6: 17 [KJA]
“Entretanto, aquele que se une ao Senhor é um só espírito com Ele!”
É praticamente impossível comentar sobre esse versículo sem contextualizá-lo. No capítulo seis da primeira carta que Paulo escreveu aos coríntios, mais precisamente do versículo doze até o vinte, ele vai expor de maneira muito clara que o corpo do crente não pertence a ele mesmo. Depois de sermos salvo, Deus não toma nosso corpo para Si de forma abusiva, antes o que Ele deseja é que nós, voluntariamente, nos entreguemos de maneira plena para Ele. Somos livres para fazermos o que quisermos, todavia, quando entendemos que nosso corpo não é propriamente nosso, nós só fazemos quilo que convém ao Espírito de Deus.
Algumas igrejas (para manter a membresia) tem citado e aplicado de forma equivocada as palavras – “… todas as coisas me são licitas”. Assim como alguns crentes em Corinto procuravam justificar os seus pecados dizendo que Cristo eliminou todos os pecados, e assim, eles tinham completa liberdade para viver como quisessem e que suas ações não estavam estritamente proibidas pelas Escrituras, semelhantemente alguns crentes em nosso meio estão vivendo. Paulo, então, dá a resposta para esses argumentos dizendo que o fato de Cristo ter tirado os nossos pecados não nos dá a liberdade para continuarmos fazendo o que sabemos ser errado.
O Novo Testamento proíbe especificamente muitos pecados que eram proibidos no Antigo Testamento. Ora, algumas atitudes não são pecaminosas em si, porém não são apropriadas porque podem controlar nossa vida e afastar-nos de Deu, além do que, algumas atitudes podem magoar as pessoas. Qualquer coisa que magoe em vez de ajudar os outros não é correto. A liberdade e uma marca da fé crista — liberdade do pecado e da culpa, e liberdade de usar e apreciar qualquer coisa que venha de Deus. Mas os crentes não devem abusar dela e afligir a si mesmos ou as outras pessoas.
A liberdade que os crentes têm é para serem tudo o que puderem para Deus, mas não estão livres de Deus. Por isso, não podemos usar dessa liberdade para magoar a Deus, porque ao preferirmos seguir nossos próprios desejos a colocar-nos sob a direção do Espírito Santo. O ensino de Paulo é contundente a respeito da conduta do crente que entendeu o que significa a liberdade que tem – como podemos estar unidos a Cristo e unidos ao pecado ao mesmo tempo? Tal ideia chega a nos assustar. No entanto, alguns coríntios não viam mal algum em visitar as prostitutas do templo (havia mil delas no templo de Afrodite) e cometer pecados sexuais.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo King James Atualizada.
