Glorificando a Deus no espírito.
I Coríntios 6: 20 [KJA]
“Pois fostes comprados por alto preço; portanto, glorificai a Deus no vosso próprio corpo.”
Paulo está abordando, nesta seção da primeira carta escrita aos Coríntios, o problema da imoralidade sexual. O objetivo é conscientizar o crente sobre a importância de manter seu corpo santificado ao Senhor e, uma das razões por que o crente precisa manter o seu corpo em santificação é que esse corpo, por ocasião da vinda de Jesus, ressurgirá em glória pelo poder de Deus, e para sempre viverá no Céu, como instrumento do Espírito Santo nas eras futuras reservadas aos salvos. O Filho de Deus, para tornar-se o nosso Redentor, tomou um corpo semelhante ao nosso, exceto quanto ao pecado. O nosso corpo não se destina somente as coisas e propósitos desta vida natural. O corpo do crente deve ser um vaso para o serviço de Deus, um tabernáculo para o Espírito Santo habitar, e um meio de manifestar ao mundo a vida de Cristo.
Paulo, então, nos ensina que a verdadeira liberdade que o crente encontra em Cristo, não implica em poder fazer o que quiser sem que seus atos pesem na consciência. O crente, de fato convertido, entende que a verdadeira liberdade não funciona como uma autonomia, antes, porém nós a usamos como um parâmetro – “Nem todas as coisas me convém“. Há coisas que, em si, não são reputadas como pecado, mas inconvenientes para o crente. Se não forem abandonadas, conduzirão a diferentes formas de pecado. São coisas que querem controlar nossa vontade e coração. Mas quando o Espírito Santo tem a primazia em nossa vida, Ele produz a temperança capaz de sobrepujar a tudo isso. Pecaminosas não são apenas as coisas ilícitas; quando mal empregadas, as lícitas também levam ao pecado. É por isso que devemos pautar a nossa vida pela prudência e pelo discernimento.
Sendo assim, então, o verdadeiro crente entende que não é dono do seu corpo; dono é o Senhor. Somos apenas administradores. Pois fomos comprados pelo precioso sangue de Cristo, e agora pertencemos aquele que nos comprou. Não temos mais direito de fazer o que queremos. Agora, pertencemos a Jesus, pois Ele nos redimiu da escravidão do pecado. Somos de Cristo, apenas de Cristo.
Quando nosso espírito age segundo o Espírito de Deus, podemos vencer todos os tipos de pecados. Mas é preciso confrontá-los como nos ensina a Palavra de Deus. Parece que a mais potente arma de Satanás contra a humanidade, nestes últimos dias, é a imoralidade sexual com toda sua rede de pecados. E o pior é que tais pecados estão sendo aceitos e tolerados pela sociedade e até mesmo por certas igrejas, A Bíblia adverte que o Diabo “engana todo o mundo“. Isto é: ele tem uma forma de tentação para cada tipo de pessoa. Deus guarda o crente do pecado, mas não no pecado. Então, o crente deve cooperar com Deus. Deve evitar pessoas comprometedoras, bem como locais, ocasiões, pensamentos, situações, leituras, atividades e imagens que levem a tentação e ao pecado.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo King James Atualizada.
– Bíblia com Comentários de Antonio Gilberto.
