"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

lições EBD - CPAD

Objetivo Geral e Específicos da lição 05: – Paz de Deus: Antídoto contra as inimizades.

 Paz de Deus: Antídoto contra as inimizades.

A paz que o homem tanto procura e luta por alcança-la, não vem de uma declaração ou acordo entre as partes envolvidas num conflito. Não se trata de um intervalo ou uma pausa nas contendas e desentendimentos interpessoais. Não é uma breve interrupção das intrigas e perseguições proclamadas por radicais de todas as classes ou grupos sociais, políticos, étnicos, culturais e religiosos. Não se pode alcança-la através de livros de autoajuda ou de ideais filosóficos.
A paz que o homem tanto tem buscado só pode ser alcançada e encontrada na pessoa de Jesus Cristo. 

Quando, finalmente, encontramos essa paz, assumimos, espontaneamente, a responsabilidade de transmitir essa paz aos outros, e essa transmissão não pode ser apenas verbal, temos que deixa-la evidenciar-se em nossas vidas. Não somos nós que faremos “propaganda” do nosso estilo de vida, mas as pessoas, ao nosso redor, devem perceber isso em nós.

O vocábulo grego “echthra”, é usado para identificar três tipos de inimizades no Novo Testamento:
1 – “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.” (Rm 8:7)

Todo homem, independente de estar dentro de uma igreja ou não, que vive na carne, constitui-se inimigo de Deus. De maneira alguma, esse homem tem paz com Deus e muito menos a paz de Deus. Essa inimizade só vai ser quebrada, se tal homem aceitar a justificação através do sacrifício de Jesus na cruz.

2 – “E no mesmo dia, Pilatos e Herodes entre si se fizeram amigos; pois dantes andavam em inimizade um com o outro.” (Lc 23:12)
A inimizade interpessoal é causada, na maioria das vezes, por motivos fúteis. Quem se lembra do filme “Inimigo meu”? É um filme de ficção que conta a história de um homem e um alienígena presos em um planeta, e que se declararam inimigos apenas por não se conhecerem e serem habitantes de planetas diferentes. Saindo da ficção e entrando na realidade, tem muitas pessoas que não se falam apenas porque não se “conhecem” ou por que são de denominações distintas.

O verdadeiro crente não põe barreiras entre ele e o seu próximo. Para ele não existe dificuldade em anunciar o evangelho de Jesus Cristo.

3 – “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,    Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.”          (Ef 2:14-16)
Infelizmente tem muitos cristãos que levam uma vida de disputas, e estão disputando até  salvação, como se no céu haverá separação de grupos religiosos. As palavras de Paulo são muito claras, alertando-nos de que a rivalidade entre grupos ou denominações tem que ser derrubada, e só conseguiremos isso através da cruz de Jesus.

E por último, não podemos esquecer da missão que nos foi dada pelo Senhor Jesus. Essa missão só será bem sucedida se tivermos paz com todos os homens.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.