"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 07 / 1ºtrim 2017, Quinta-feira – O benigno não faz mal ao próximo.

Romanos 13:10
O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor”.

Amar o próximo como a nós mesmos, é muito mais complicado do que se imagina. Exige de quem ama, externar os mais profundos sentimentos em relação ao que é amado. E o que são sentimentos? A melhor definição que achei para sentimento é: “Sentimento é um estado afetivo que se produz por causas que o impressionam. Estas causas podem ser alegres e felizes, ou dolorosas e tristes. O sentimento surge como resultado de uma emoção que permite que o sujeito esteja consciente do seu estado de ânimo. Os sentimentos estão vinculados à dinâmica cerebral e determinam de que forma uma pessoa reage perante distintos acontecimentos”. 

Como se observa na definição racional de sentimento, nós só devemos sentir se formos motivados a isso, caso contrário, não há necessidade de expor tais sentimentos.
Jesus manda que devemos amar o próximo, e para que não haja justificativas esfarrapadas, Ele ensina (Lucas 14:12-14) quem é o próximo. O próximo não é somente aquele que dá motivos para ser amado, é também o que não dá motivos. O próximo não é somente aquele com quem há reciprocidade de sentimentos, o próximo é também aquele que não nutre nenhum sentimento por você. O próximo não são somente aquelas (incontáveis) pessoas da sua rede de amigos (Face book, WhatsApp, Youtube, Twitter, etc), dos quais você não sabe nada, nem se são reais, o próximo é também aquela pessoa que está muito próxima, mas que você faz questão de não enxergar.

Paulo está dando instruções aos crentes de Roma sobre o comportamento deles diante de toda a sociedade, e Paulo assevera que, em nenhuma hipótese, seja a atitude do crente incoerente com sua nova vida. O crente deve amar e respeitar a todos indistintamente, não fazendo caso do nível sócio-econômico, cultural, religioso ou étnico.
A lei faz prevalecer os direitos desde que os deveres sejam cumpridos, entretanto, se eu cumpro meus deveres, espontaneamente estou cumprindo a lei.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.