"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 01/ 2ºtrim 2017, Sexta-feira – A graça divina restaura o caráter .

Efésios 4:20-24
Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus, que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade”.

Aprender “de” ou aprender “sobre” alguém, não é a mesma coisa que aprender “a” alguém. Nós podemos saber tudo sobre a vida de Gunnar Vingren, podemos conhecer tudo da história de Paulo Leivas Macalão, podemos ter conhecimento profundo da história e biografia de muitos servos de Deus que viveram no passado, no entanto, não podemos ter nenhuma experiência com eles, pois estão mortos. Aprender “a” Cristo é muitos mais do que ter conhecimento da sua história, é ter uma vida de comunhão pessoal com Ele.

A forma com o crente vai ver e enfrentar as situações da vida, dependerá da sua experiência espiritual com Cristo.
Paulo está reforçando o ensino que, cada crente agirá diante das circunstâncias da vida, de acordo com aquilo que aprendeu com Cristo. Ora, essa nova experiencia de vida com Cristo deve ocupar por inteiro todo o espaço interior do novo ser que somos, não deve haver lugar dentro do nosso ser para as “coisas” do velho homem, tudo deve ser “despojado”. Todo e qualquer fragmento da velha natureza que ainda persiste em permanecer em nós é corruptível e corrompido. Despojar do velho homem não é uma tarefa que se alcança sem a ajuda do Espírito Santo. Essa atitude às vezes é traumática e dolorosa, mas tem que ser tomada (Abraão não deve ter despedido Agar e Ismael com um sorriso no rosto).
Como fazer isso? Bom, não é muito fácil, mas também não é impossível. A conversão começa com uma crise e se desenvolve num processo. A crise começa quando recebemos de Cristo a posição de novas criaturas, e a cada dia estamos empenhados no processo para aceitarmos o que Jesus nos concedeu. À medida que entregamos todo nosso ser a Deus, sua Palavra renova nossa mente. À medida que a mente compreende a verdade da Palavra de Deus, é transformada gradativamente pelo Espírito, uma renovação que produz uma vida transformada.

A restauração do caráter cristão no homem (forma original como foi criado), dependerá do nosso esforço, em ação conjunta com o Poder da Palavra de Deus atuando através do Espírito Santo.
 O que Paulo quer que todos os crentes entendam é que, Deus não quer mudar a personalidade de ninguém, mas deseja renovar o caráter de todos os que vivem profundas experiências com Cristo. Revestir-se não faz referência à nossa posição em Cristo, mas à nossa experiência com Ele.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.