"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 04/ 2º trim 2017, Segunda-feira – Um nome dado por Deus.

Gênesis 17:19
E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque; e com ele estabelecerei o meu concerto, por concerto perpétuo para a sua semente depois dele”.

“O que é um nome? Aquilo que chamamos de rosa teria um perfume igualmente doce com qualquer outro nome (Shakespeare)”.
Se pudéssemos fazer essa mesma pergunta a qualquer personagem do Antigo Testamento, provavelmente ouviríamos um sonoro: “TUDO! Nosso nome é extremamente importante!”
Os nomes podem registrar algo significativo sobre o nascimento ou sobre alguma experiência que transformou a vida da pessoa. Jacó passou a se chamar Israel depois da noite em que lutou com Deus, e Simão recebeu o nome Pedro (“rocha”) quando encontrou Jesus Cristo.

Temos aqui na história do patriarca Abraão, o primeiro relato bíblico de duas crianças que receberam nomes antes de nascerem: Ismael e Isaque. O nome de Ismael tem como significado “Deus ouve”, e Isaque significa “riso”. O nascimento de Ismael, é um tipo do nosso nascimento segundo a carne, é o nosso nascimento físico, programado ou não, representa aquilo que é feito segundo os nossos desejos naturais, já Isaque, representa o nosso novo nascimento segundo o Espírito Santo.

Existem duas formas de Deus operar na vida do homem. Primeira: Ele opera quando não há nenhuma possibilidade humana de algo se realizar, é o sobrenatural de Deus; segunda: Ele opera cooperando com nosso esforço, ou seja, nós fazemos e Ele ajuda a sermos prósperos, e, inserido em ambos os casos está o propósito de Deus.
Ao mudar o nome de alguns dos seus servos, no passado, Deus tinha o propósito de transformar o caráter daquela pessoa, ou seja, a partir do momento em que teve o nome mudado, tal pessoa possuía outra identidade. No caso de Abrão por exemplo, seu nome significava “pai exaltado”, até o momento em que teve seu nome mudado, tudo o que Abrão tinha alcançado era resultado de uma ação conjunta com Deus, Abrão fazia e Deus abençoava, mas chega um momento em que Deus quer se manifestar de maneira soberana e sobrenatural, deixando bem esclarecido que, aquilo que acontecer é algo exclusivamente da competência de Deus. Abrão “pai exaltado” tem seu nome mudado para Abraão “pai de muitas nações”, mas como ser “pai de muitas nações” estando num estágio da vida onde as condições fisiológicas estão totalmente definhadas. É nesse momento que Deus trabalha com o sobrenatural.

Sem dúvida alguma, se tivesse dado a oportunidade de Abraão e Sara dar um nome a Isaque, provavelmente seria um nome relativo a fase e condições de vida deles, quando ele nasceu, no entanto, quem dá o nome ao menino é o próprio Deus. “Riso” ou “aquele que ri” é em alusão a reação de Abraão ao receber a notícia, o que Abraão não entendeu naquele instante, é que a promessa que Deus estava fazendo iria alcançar todos os homens. O próprio Abraão testificaria, ainda com vida, que o seu “riso” de escarnio seria transformado em “riso” de felicidade.

Com toda certeza, Abraão e Sara cooperaram com a construção do caráter de Isaque. Sem dúvida alguma ensinaram o menino todas as coisas sobre o Deus Todo Poderoso. Pelos relatos bíblicos, podemos afirmar que Isaque foi criado dentro do mais rígido padrão “religioso”, desde cedo foi separado, para que não crescesse com dúvidas acerca das promessas de Deus.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

One thought on “Devocional lição 04/ 2º trim 2017, Segunda-feira – Um nome dado por Deus.

  • Douglas

    Percebi que o nome é muito importante naquela época, o qual o podia fazer ser um grande homem, ou ser, um azarado, apenas por ter o nome com um significado… Mais depois de Jesus, quando veio e morreu na cruz, mudando muitas coisas, o nome ainda continua tendo esse valor?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.