"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 04/ 2º trim 2017, Sábado – Sara, uma mulher de fé.

Hebreus 11:11
Pela fé, também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido

Considerando que Deus é imutável, podemos confiar na sua palavra: “Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa; porventura, diria Ele e não faria? Ou falaria e o não confirmaria?”
Também podemos confiar inteiramente nas promessas de Deus: “Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados. Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim”.

A imutabilidade de Deus abrange seus atributos, sua perfeição e seus propósitos para com o homem. Contudo, isso não significa que Deus não possa alterar seus propósitos temporários ante o proceder do homem, ou seja, uma sentença determinada pode ser revogada por Ele, caso o homem se arrependa de seus erros: ”Mas os homens e os animais estarão cobertos de panos de saco, e clamarão fortemente a Deus, e se converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos. Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez”.

A fé de Sara foi um fator preponderante na instrução de Isaque. Ao despedir Agar e Ismael, ao contrário do que muitos dizem que ela agiu com crueldade e egoísmo, Sara estava corroborando com o que Deus havia falado acerca do filho que nasceria dela. A sua intenção era a de preservar o menino das más influências, pois ela sabia que mesmo que estivesse vinte e quatro horas junto do menino, o pouco tempo que ele passasse com Ismael ou Agar teria seu caráter corrompido.
É interessante observar que aquela família não tinha em mãos as ferramentas que dispomos, hoje em dia, para alicerçar a nossa fé. Não tinham uma igreja repleta de irmãos, não participavam de nenhum grupo de igreja, não tinham livros nem Bíblias de Estudos, não tinham profetas, não tinha ninguém promovendo campanhas religiosas, enfim, eram eles e Deus. A única coisa que tinham como base era a Palavra do próprio Deus.

Diferente da nossa maneira de agir, donde queremos ver coisas tremendas, queremos ver coisas sobrenaturais, coisas extremamente grandes, quando só admitimos que é milagre aquilo que é realmente impossível, Sara creu, tão somente, na Palavra de Deus. Também, diferente da nossa maneira de agir, eles pediram um sinal para confirmar se a Palavra era realmente de Deus, algo que não fazemos e vamos dando ouvidos a qualquer tipo de profecia que nos são proferidas, sem indagar de Deus se foi Ele mesmo quem falou.

Deus fará tudo aquilo que tem revelado em sua Palavra, pois Ele é fiel, e, cumprirá não apenas as promessas, como também tudo quanto tem sido advertido. A fidelidade de Deus é para o crente um grande consolo, assim como para o ímpio não arrependido, um grande medo de condenação.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.