"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 03/ 3º trim 2017, Terça-feira – A doutrina da Trindade está implícita no Antigo Testamento desde o princípio.

Gênesis 1:26
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra

A pessoa salva por JESUS CRISTO jamais poderá dispensar o estudo sobre DEUS, O CRIADOR, SUSTENTADOR, LEGISLADOR E GOVERNADOR de tudo o que há, quer seja do mundo visível ou invisível. Nenhum estudo, acerca de Deus contém a totalidade, a profundidade ou o conhecimento humano acerca do SER DIVINO que é a causa de tudo o que veio a existir, porém, com toda a certeza, nos colocará a par dos ensinamentos básicos acerca de DEUS. 

Deus é o mistério fascinador, oculto e desconhecido que Paulo pregou no Areópago, mas a história humana é o registro das ações de Deus no tempo, “E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação”, pois Deus domina sobre todos os homens, num plano e propósitos divinos para o Reino de Deus na terra. Se Deus não se revelar, o homem não pode conhecê-lo. Ele é incompreensível; só o Espírito Santo conhece suas profundezas. Deus deseja que o homem o conheça, o adore e viva em sua comunhão.

Se pudermos definir Deus, teologicamente a Sua definição seria: o Ser Supremo Espírito Infinito, Eterno, Imutável em seu Ser, Sabedoria, Poder, Santidade, Justiça, Bondade, Verdade e Amor, Único, Perfeito, Criador e Sustentador do universo, Pessoal e subsiste em três Pessoas ou Distinções: Pai, Filho e Espírito Santo. Entretanto, Deus, dá uma definição de Si mesmo em sua Palavra, e Ele se auto define desta forma: Eu Sou a testemunha entre os homens (Gn.31:50); zeloso (Dt.4:24); misericordioso (DT.4:31); único (Dt.6:4); grande e poderoso (Dt.10:17); perfeito, verdadeiro, justo e reto (Dt.32:4); salvador (2 Sm.22:3); excelso em poder (Jó.36:22); misterioso e eterno (Jó.36:26); justo juiz (Sl.7:11); bem presente (Sl.46:1); santo (Sl.99:9); a verdade real e eterna (Jr.10:10); Espírito (Jo.4:24); Fiel (2 Co.1:18);  Poderoso (2 Co.9:8); único (Gl.3:20); Amor (1 Jo.4:8); é verdadeiro em seu Filho Jesus Cristo, o verdadeiro Deus e a vida eterna. (1Jo.5:20).

Chegando o momento de criar o homem, Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança“. O verbo “fazer”, nesse caso, aponta para um ato criativo, e somente Deus pode criar. Assim, ao ser criado, o homem não poderia ter a imagem de um anjo ou de qualquer outra criatura, mas a imagem de Deus, a imagem de seu Criador. A Bíblia diz que Jesus Cristo também criou todas as coisas, as visíveis e, o que inclui necessariamente o homem. Desse modo, concluímos, à luz da Bíblia, que o homem tem a Jesus como seu Criador, logo, o homem carrega Sua imagem, pois Jesus é Deus, uma vez que “à imagem de Deus” o homem foi criado. Em Jó 33:4, Eliú declara: “O Espírito de Deus me fez“. Afinal de contas, quem fez o homem? A Bíblia diz: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou”. E quem é esse Deus? Resposta: Pai, Filho e Espírito Santo.

Muitos textos bíblicos deixam claro que o Pai, o Filho e o Espírito Santo criaram o homem.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.