"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 13 / 3º Trim 2017, Sexta-feira – O segredo de uma família.

Imagem relacionadaSalmo 128: 1-4
Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR!

O salmista faz a descrição de um casal de israelitas que temia verdadeiramente ao Senhor e desejava estabelecer um lar que pudesse ser abençoado por Jeová. Temer ao Senhor significa reverenciá-lo e procurar lhe agradar obedecendo à sua Palavra. O salmista começa declarando que a felicidade é a porção daquele que aprendeu a temer o Senhor e andar nos Seus caminhos. Tudo lhe vai bem porque ele come do fruto do seu trabalho e não o perde por ocasião da seca nem precisa cedê-lo a senhores que o oprimem. Sua esposa é comparada a uma videira frutífera, enquanto seus filhos são comparados a brotos tenros da oliveira. 

Este quadro de satisfação, alegria, prosperidade e fertilidade descreve como o homem temente a Deus encontra a felicidade perfeita. O contexto é a aliança de Deus com Israel. Se o povo fosse obediente, Deus supriria suas necessidades, mas se desobedecesse, ele os disciplinaria. Para que um casamento seja feliz, é preciso haver três pessoas envolvidas: um homem e uma mulher que amam a Deus.

É o Senhor quem dá a seu povo condições para ser próspero. Como é fácil nos enganarmos e pensarmos que nosso planejamento, nossas aptidões e trabalho árduo foram responsáveis por tudo o que realizamos. O temor ao Senhor é o ponto central da religião do Antigo Testamento. A atitude do verdadeiro seguidor de Deus era uma atitude de respeito reverente que o levou a trilhar os caminhos descritos na lei.
Comer do trabalho das tuas mãos significava desfrutar de uma vida pacífica, sem a presença de saqueadores levando a colheita ou sem a seca ou a praga causando fome. As bênçãos prometidas aos tementes a Deus, são reiteradas. O homem devoto a Deus viverá para ver seus netos e a bênção da paz sobre o seu povo.

As características da família neste salmo, não é de uma família abastada de coisas materiais, mas de uma família próspera. A causa principal desta prosperidade é o temor a Deus. Todos os membros da família são alcançados pelas bênçãos do Senhor porque todos estão envolvidos na obediência a Deus. A família sempre fez parte dos planos e propósitos de Deus. Deus deseja que as famílias sejam felizes, que vivam em paz e prosperidade.

E exatamente por Deus ter esse cuidado e carinho todo especial pela família é que satanás tem se levantado contra as famílias e provocado confusão, desentendimento, separação, tristeza, vergonha, pobreza e miséria nos lares. Muitas famílias enfrentam a pobreza, miséria e desemprego. Maridos que muitas vezes agem com estupidez e grosseria na família, maltratando a esposa e filhos. Filhos que se rebelam contra os pais, que enveredam no mundo das drogas. Esposas que sofrem com o caos na família e vivem amarguradas. Para todos esses problemas familiares e para todos esses lares em sofrimento, Deus tem a solução.

No lar em que Deus é honrado, respeitado, obedecido e amado, haverá paz, prosperidade e felicidade!

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.