"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 01 / 4º Trim 2017, Sábado – A salvação é dom de Deus.

Imagem relacionada

 

Efésios 2: 8
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus

 

 

Desde que o pecado entrou no mundo, tudo se encontra em um processo de desintegração. Primeiro, o homem foi separado de Deus. Depois, o homem foi separado do próprio homem, quando Caim matou Abel. Os seres humanos tentaram manter algum tipo de unidade ao construir a torre de Babel, mas Deus julgou-os e dispersou-os pelo mundo afora. 

Longe, mas muito longe, de insinuar que este versículo ensina sobre a predestinação, ou seja, que Deus já, antecipadamente, destinou uns para o céu e outros para o inferno, ele nos ensina e assevera que a salvação é um ”presente” de Deus. Presente, este, destinado a toda a humanidade. O que ocorre é que nem todos reagem da mesma forma diante desta dádiva. Alguns irão ignora-la, outros menospreza-la e outros despreza-la.

Quero fazer uma analogia da salvação com algumas situações que vivenciamos: Alguém se muda de uma região de clima quente para uma de clima frio, tal pessoa está consciente de que precisará adquirir roupas adequadas para o clima frio, caso contrário sofrerá as consequências de sua displicência, ou vice-versa; ou, alguém sai de um lugar repleto de conforto, tais como: água fresca e filtrada, cama confortável, carro na garagem, plano de saúde, família e amigos sempre por perto e tranquilidade econômica, e, resolve mudar para um lugar totalmente desprovido de tais recursos, tal pessoa tem que estar plenamente consciente de que terá que se adaptar a tais condições e que sua sobrevivência dependerá de um esforço constante.

A salvação é vista sobre dois aspectos. Ela é instantânea no ato em que aceitamos a Jesus Cristo como Salvador, prova disso é o ladrão na cruz, ele não teve tempo de aplicar a salvação processual na sua vida, ou seja, não frequentou igreja, não fez discipulado, não se batizou nas aguas, não foi dizimista nem participou da Ceia do Senhor em nenhuma igreja. Mas, ele teve sua salvação garantida pelo Senhor Jesus. Ela é também, impreterivelmente, processual, ou seja, aqueles que aceitam a Jesus como salvador e ficam vivos por algum tempo neste mundo, devem, com exigência bíblica, ter suas vidas adaptadas ao novo estilo de vida. O padrão de vida que agora o salvo vive, é um padrão estipulado por Deus. É na salvação processual que se encaixa a analogia que fiz acima. Ninguém alcançará o Reino de Deus sem o esforço necessário para esse fim.

Portanto meus queridos, ainda que a salvação seja um dom de Deus, nós temos a responsabilidade de colaborar que isso ocorra. Mesmo que a salvação seja um dom de Deus, Ele jamais salvará alguém que não queira ser salvo. A dádiva da salvação foi entregue a humanidade na pessoa de Jesus Cristo, entretanto, o que cada um vai fazer com essa dádiva é de responsabilidade exclusiva e pessoal.

Ser salvo não depende de nós, mas permanecer salvo sim.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.