"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 02 / 4º Trim 2017, Segunda-feira – A promessa de Deus para salvar o seu povo e cumprir seus propósitos.

Resultado de imagem para aliança de DeusÊxodo 6: 2-8
“… Portanto, dize aos filhos de Israel: Eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, vos livrarei da sua servidão e vos resgatarei com braço estendido e com juízos grandes …”

“Quem tem promessa de Deus, não é um derrotado! Quem tem promessa de Deus, não é um perdedor! Quem tem promessa de Deus, não morre! ” Essa é uma frase que alguns “pregadores” vociferam nos púlpitos das igrejas por onde andam disseminando suas heresias. Tais pregadores podem até ser grandes estudiosos da Bíblia Sagrada, no entanto, são péssimos interpretes e, muito menos conhecem o Deus que faz as promessas. 

Em resposta a dúvida que foi levantada no capítulo 5 de Êxodo, Deus esclarece a Moisés e ao povo, que Ele continua sendo o mesmo. Ainda que no passado os patriarcas não tenham compreendido plenamente quem era YHWH, Ele assevera que não apenas faz promessas, mas que as mantém e as cumpre.
Toda promessa feita pelo nosso Deus, seja no corpo ou individualmente, se cumprirá porque, “E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu proceder para convosco por amor do meu nome”. Está evidente que o zelo que nosso Deus tem pelo seu próprio nome, o leva a cumprir o que promete.
A promessa feita ao pai Abraão estava para se cumprir na vida dos filhos de Israel. Deus queria introduzir aquele povo na terra que havia prometido, entretanto, o povo não estava correspondendo com os parâmetros estabelecidos por Deus.

Estamos, como igreja, vivendo situação semelhante à de Israel. Estamos focados na promessa de vida eterna e estamos nos esquecendo de viver condizentemente aos parâmetros exigidos por Deus. Estamos encantados com a situação de ir morar no Céu, mas não estamos colaborando para que isso aconteça. Devemos entender que só entrarão no Céu, aqueles que tem uma vida de obediência a Deus. Devemos entender que Deus agirá em virtude do zelo que tem pelo Seu próprio nome, e não por que somos merecedores. Ele agirá apesar do que temos sido na sua presença.

Deus fez uma promessa a Abraão e cumpriu, fez dele uma grande nação. Nem todos, de Abraão até a entrada em Canaã, viram ou participaram da promessa. Dos que saíram do Egito para irem a terra prometida, poucos foram introduzidos nela. Nem por isso Deus deixou de cumprir com sua palavra. A Nação Israel entrou na terra prometida, apesar que muitos dos que tinham saído do Egito, sucumbiram pelo deserto.

Jesus prometeu que vem buscar sua igreja e introduzi-la no Céu, para estar para todo sempre junto DEle, independentemente, de quem será essa igreja, ela será introduzida no Céu. E, se você ou eu, pretendemos ser parte desta igreja, devemos viver de maneira que sejamos achados aptos a entrar no Céu. Não estou falando de boas obras ou bom comportamento, estou falando de obediência a Deus.

A promessa de vida eterna. A promessa de ir morar no Céu, se cumprirá, mas não por causa do nosso comportamento e sim pela fidelidade que Deus tem em cumprir suas promessas. Promessas que foram anunciadas no Édem.
Deus te abençoe.
Graça e paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.