Os viciados não herdarão o Reino de Deus.

I Coríntios 6: 10
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.”

Dos inúmeros vícios listados por Paulo, vamos enfatizar o de ser maldizente. Maldizentes são aquelas pessoas que tem o vício de falar mal dos outros, de difamar; são maledicentes, malfalante, malédico.
A respeito deste pequeno órgão – a língua – a Bíblia nos ensina sobre as consequências devastadoras do seu mal-uso. Vidas são prejudicadas, projetos são destruídos e sonhos são interrompidos, tudo pelo uso inapropriado da língua.

No seu livro – A Língua, domando essa fera – o Pr Josué Gonçalves, nos traz um estudo detalhado sobre os males que podemos causar as pessoas se não tivermos um controle rígido sobre a língua. Já no início do livro nos deparamos com uma situação (se ficção ou fato, não importa) que é corriqueira tanto na sociedade como dentro das igrejas, a qual passo a transcrever.

Três jovens foram orar em um monte. Em determinado momento, pararam de orar e resolveram confessar um ao outro “o seu ponto fraco”. O primeiro disse:
— O meu ponto fraco, é que não posso olhar para as meninas da igreja que eu logo penso bobagem. O segundo disse:
— O meu ponto fraco é pior do que o seu, não posso olhar para os rapazes da igreja, porque tenho tendência para o homossexualismo. O terceiro disse:
— O meu ponto fraco eu não vou contar, porque é pior do que o de vocês. Mas de tanto insistirem, ele contou.
— O meu ponto fraco está na língua. Eu estou com uma vontade incontrolável de descer lá na igreja, e contar para toda a comunidade o que vocês acabaram de contar para mim. Os rapazes então disseram:
— Vamos orar primeiro por ele, caso contrário estaremos perdidos…
Não seria este o ponto mais fraco de algumas pessoas?”

Um dos primeiros sinais de que há na igreja alguém precisando controlar a sua língua, está nas dissensões e divisões causadas entre a membresia. Se fizermos uma pesquisa para sabermos qual é uma das causas dos grandes problemas de relacionamento entre pessoas, sem dúvida a resposta da maioria será: “O USO INDISCIPLINADO DA LÍNGUA”. Um dos maiores problemas que a igreja de Corinto enfrentava era os pecados sociais da língua. Foi necessário que Paulo tratasse este problema com muita firmeza.”

No livro do Pr Gary Haynes, intitulado O Poder da Língua, ele observa o seguinte: “As nossas palavras negativas não têm o mero efeito de ar saindo da boca, mas são como flechas que podem até trazer a morte, como está escrito em Jeremias 9.8: “A língua deles é uma flecha mortal” (NVI). As palavras nocivas e prejudiciais que soltamos sem pensar duas vezes podem ser flechas que ainda trarão a nossa própria morte precoce. Por isso, precisamos tomar muito cuidado e evitar esses tipos de colocações verbais.

Tome extremo cuidado com o que você fala! Esse poder para trazer morte e destruição não existe apenas para os que estão vivendo em pecado, longe de Deus. Pessoas consagradas, tementes a Deus e com uma vida correta podem também trazer a sua própria morte antes da hora, por causa da imprudência verbal. Por isso, precisamos ter um incrível zelo com as declarações que saem das nossas bocas, que devem ser sempre palavras de bênção e de vida, e não de ruína e morte.”

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
A Língua, domando essa fera – Pr. Josué Gonçalves
O Poder da Língua – Pr. Gary Haynes

Compartilhar

Erivelton

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

2 thoughts on “Os viciados não herdarão o Reino de Deus.

  • 4 de outubro de 2021 em 19:31
    Permalink

    A paz do Senhor! Queria tirar uma dúvida, sou dependente química licida ,a vinte anos de depressão, já tentei de tudo para melhorar e deixar estas drogas ,Deus até agora não me curou ,mais ele continua sendo meu Deus ! Quero saber o que Fasso para me livra dessa droga, pois já tentei várias vezes mais entro na abstinência e não aguento ,tenho medo de perder minha salvação! Meu Himeil: marilianovaes007gmail. Com

    Resposta
    • 5 de outubro de 2021 em 05:19
      Permalink

      Graça e Paz minha querida irmã.
      A Palavra de Deus nos exorta a resistir ao diabo, para que sejamos poupados de suas tentações. Mas estamos conscientes de que em nós mesmos não encontramos forças para resistir, por isso, é que o Senhor nos convida para nos achegarmos mais a Ele. Somente quando estamos na total dependência do Senhor é que conseguimos forças para resistir a qualquer tentação.
      Deus te abençoe.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.