Ao serem expulsos, os demônios saíam gritando.

Lucas 4: 41
E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E ele, repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o Cristo.”

Há um assunto controverso que pouco se fala dele no meio cristão evangélico por ser mal compreendido e, talvez, mal ensinado. Pode ser que seja porque alguns mestres da atualidade tenham um discernimento equivocado do que ensinam, de fato, sobre tal assunto, as Sagradas Escrituras. Estamos nos referindo a possessão maligna. A possessão de demônios significa a introdução de uma nova personalidade no ser da vítima, tomando-a, em certo sentido, uma outra criatura. Na Bíblia, temos como exemplo o gadareno, que estando endemoniado falava e se portava como que controlado por outra personalidade, ou seja, ele não agia por si mesmo.

Encontramos na Bíblia muitas passagens que falam de pessoas que foram ou estavam possessas por demônios, contudo, nenhuma das passagens bíblicas fala de algum servo fiel do Senhor nesta situação. O crente, falo do verdadeiro crente, pode ser e é tentado, mas, em hipótese alguma, pode ser ou estar possesso por demônios. Não podemos confundir ser “influenciado” com estar possesso. Não é porque alguém dá ouvidos ao que o diabo fala que podemos taxar de endemoniado e, muito menos, podemos dizer que aquele que é tentado está possesso ou que esteja cedendo lugar para o diabo.

Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.” A respeito do envolvimento de demônios nas vidas dos crentes, o apóstolo Pedro é uma ilustração do fato de que um crente pode ser INFLUENCIADO pelo diabo. Alguns se referem aos crentes que estão sob uma FORTE influência demoníaca como sendo “endemoniados”, mas jamais houve exemplo nas Escrituras de um crente em Cristo sendo POSSUÍDO por um demônio, e a maioria dos teólogos acredita que um crente NÃO PODE ser possuído porque ele tem o Espírito Santo morando dentro de si “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.

A Bíblia não nos revela como alguém se abre à possessão. Não há uma doutrina bíblica específica sobre esse assunto, o que sabemos é que Satanás e seu exército do mal nada podem fazer a ninguém a não ser com a permissão do SENHOR. A possessão demoníaca, PODE ser caracterizada, notem que eu disse “PODE”, quando alguém permite que seu coração seja guiado por algum pecado habitual e isto se torne um convite para que um demônio nele entre. Pelos relatos de algumas experiências missionárias, a possessão demoníaca também parece estar relacionada à adoração de deuses pagãos e a possessão de objetos de ocultismo. A Bíblia Sagrada repetidamente relaciona a adoração a ídolos com a real adoração a demônios “Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios”.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

3 thoughts on “Ao serem expulsos, os demônios saíam gritando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.