Jesus Cristo, manso e humildade de coração.

Mateus 11: 29
 “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma”.

Quando interpretamos as palavras (no que diz respeito à Bíblia Sagrada) focando apenas o seu sentido literal em detrimento ao que o termo quer nos fazer entender espiritualmente, incorremos no erro de rejeitar algo que está sendo oferecido com amor e para um fim proveitoso, útil e benéfico para nós mesmos. Jamais devemos nos esquecer de que nosso Deus jamais vai impor Sua vontade, Ele, sem dúvida, exige dos Seus filhos obediência e fidelidade, mas impor que sejam obedientes e fiéis, isso Ele não faz ainda que tenha poder para isso.

A sugestão que Jesus dá, aos que querem segui-Lo, de “tomarem” sobre si o mesmo jugo que Jesus está levando não pode em hipótese alguma ser entendida como sendo uma imposição do Senhor. Jesus não está dizendo que todos quantos querem segui-Lo terão que, irremediavelmente, colocarem sobre si o Seu jugo. O verbo “tomar” não está sendo aplicado, neste caso, como uma imposição, mas soa como um convite e um chamado. Ou seja, Jesus solicitamente convida o crente a andar junto a Ele.

Devemos nos atentar para as palavras de Jesus neste versículo. Elas são enfáticas e asseguram que não basta estar debaixo do jugo de Jesus. Estar andando junto com Ele não é o suficiente para que nós nos tornemos semelhantes a Ele, é necessário que além da caminhada junto a Ele, devemos assimilar tudo quanto Ele tem a nos ensinar. É inconcebível que alguém que queira estar perto de Cristo não queira aprender nada dEle, bem como, é totalmente impossível que alguém que não ande junto a Jesus possa aprender alguma coisa dEle.

O convite solícito de Jesus – “tomai” –  para que o crente ande junto a Ele, é o inicio de um processo – “aprendei”. A vida do crente é um constante aprendizado. Não é aprender estritamente os assuntos teológicos, mas aprender a conduzir nossas vidas assim como Jesus conduziu a Sua, quando esteve aqui neste mundo. À medida que aprendemos mais dele, encontramos uma paz mais profunda, pois confiamos nele cada vez mais. A vida é simplificada e unificada em torno da pessoa de Cristo.

Quando nos entregamos a Cristo, somos conduzidos por ele. A palavra “suave” significa “do tamanho certo”, pois Seu jugo é feito sob medida para nossa vida e nossas necessidades, e não é pesado realizar Sua vontade – “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados”.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Comentário Bíblico Expositivo do Novo Testamento – Warren W. Wiersbe

Compartilhar

Erivelton

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

One thought on “Jesus Cristo, manso e humildade de coração.

  • 10 de junho de 2020 em 09:14
    Permalink

    Realmente necessitamos entender que o chamado para seguir a Jesus, não é pesado e nem imposição mas sim uma convicção da fé na qual nós decidimos crer!
    Jesus é nossa maior expressão de amor, portanto sendo Ele assim , jamais colocaria sobre seus seguidores, tal jugo que não pudéssemos carregar. Seu jugo é suave e nos trás vida eterna!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.